Nível do Guaíba recua e fica abaixo da cota de alerta na região do Cais Mauá

Nível do Guaíba recua e fica abaixo da cota de alerta na região do Cais Mauá

Já na área da Ilha da Pintada, medição está acima da cota de alerta

Correio do Povo

publicidade

O nível do Guaíba na região do Cais Mauá, apresentou recuo em comparação com essa quinta-feira: foi de 2,70m para 2,53m, ficando abaixo hoje da cota de alerta, de acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre. 

A cota de inundação é de 3m e por conta da elevação do Guaíba, a prefeitura de Porto Alegre chegou a afirmar que fecharia as comportas caso o nível chegasse a 2,9m. Já na região da Ilha da Pintada, na quinta-feira, o Guaíba ultrapassou a cota de inundação, provocando alagamentos. Nesta sexta, a medição se mantém acima da cota de alerta na localidade, mas abaixo da cota de inundação, estando em 2,16m.

O prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou um decreto de situação de emergência na Capital, em função das consequências das fortes chuvas. A partir da medida, que será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), fica autorizada a simplificação nas contratações e realização de despesas imediatas para o suporte às famílias atingidas, além do combate aos estragos causados pela situação climática.

Melo explica que, em um primeiro momento, "o atendimento será para itens essenciais, como cobertores, colchões e cestas básicas", além da atuação na "recuperação de vias e habitações afetadas". "Todas as medidas vão ser adotadas para apoiar a população que mais precisa”, garante o prefeito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895