Nível do Rio dos Sinos baixa e famílias começam a retornar para suas casas

Nível do Rio dos Sinos baixa e famílias começam a retornar para suas casas

Em Novo Hamburgo, a medição da corrente de água estava em 7,04 metros

Fernanda Bassôa

Em Nova Santa Rita, os rios Caí e Sinos estão voltando para o nível normal

publicidade

O nível do Rio dos Sinos continua baixando, trazendo alívio para as famílias que precisaram sair de casa e que vivem próximas de rios e arroios nas cidades da Região Metropolitana e também no Vale do Sinos. Em Novo Hamburgo, nesta quinta-feira, a medição do Sinos estava em 7,04 metros e número de desabrigados também havia baixado. De acordo com dados da Prefeitura, 134 pessoas ainda estavam alojadas no abrigo do ginásio do CIEP Canudos.

Em São Leopoldo, o Rio dos Sinos também apresentava declínio, chegando à marca de 5,61m na régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, instalada na rua da Praia. O status conforme o Plano de Contingência para Inundações (Placon) é de Alarme. Cerca de 38 famílias seguiam abrigadas nos pontos montados pela Administração municipal.

Em Campo Bom, a medição na régua localizada na Barrinha apontava 7,12m. A Prefeitura contabiliza ainda 25 desabrigados acolhidos no ginásio municipal, que devem retornar para casa já na sexta-feira. Em Esteio, o Rio dos Sinos baixou 30 cm e está em 4,05m, seguindo em declínio. Apenas uma pessoa está acolhida no abrigo da Vila Osório.

O coordenador da Defesa Civil da cidade de Nova Santa Rita, Murilo Bertoldo da Silva, acompanha o nível dos rios que passam pela cidade. "As águas estão baixando. O Rio Caí, que ultrapassou a régua de medição, que é de 7 metros, está com 5,24m. O Sinos também está retornando ao leito."

Embora ainda haja dezenas de famílias nos três abrigos montados no município, há muitas que começaram o movimento de retorno para suas casas. "Estamos dando todo o suporte necessário para que a população tenha apoio para esse recomeço. Muita gente foi afetada", concluiu.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895