Nível do rio dos Sinos segue elevado, mas em declínio nas cidades do Vale

Nível do rio dos Sinos segue elevado, mas em declínio nas cidades do Vale

Em São Leopoldo, curso de água está acima de 4,30m

Fernanda Bassôa

publicidade

A Defesa Civil de São Leopoldo mantém os status de alerta e inundação devido ao nível do rio dos Sinos permanecer acima dos 4,30m. Entretanto, nesta quarta-feira, a última medição apontou a marca de 4,84m, conforme a medição por telemetria da régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) instalada na rua da Praia, no bairro rio dos Sinos. Essa mediação aponta que o rio apresenta um pequeno declínio de 2 centímetros em 24 horas. Em Novo Hamburgo, o nível do Sinos estava na marca de 6,55m na manhã desta quarta-feira. 

Em Campo Bom, nesta manhã o nível do Sinos estava em 6,82m, com a água de volta para o leito. Na cidade, o rio também segue em declínio. Todos os abrigados no ginásio municipal já retornaram para suas casas.

As aulas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Princesinha e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Princesa Isabel, no bairro Barrinha, que estavam suspensas desde segunda-feira, foram retomadas nesta quarta-feira. A prefeitura elaborou um cronograma para que os alunos impactados possam recuperar o conteúdo perdido.

No domingo (16), o nível do rio dos Sinos na ponte da Barrinha chegou a 7,34m, o que fez com que a água invadisse as ruas do entorno das escolas. O transbordo do rio ocorre a partir dos 7,20m. Em junho, o rio havia alcançado 7,60m no dia 18. 

Conforme a Defesa Civil da cidade de Sapiranga, na manhã desta quarta-feira ainda foi preciso o apoio dos barcos para que os moradores da área ribeirinha do bairro Porto Palmeira se deslocassem ao trabalho. No entanto a cheia diminui a cada medição. A tendência, de acordo com o órgão, é que o acesso ao bairro já possa ser feito nesta quinta-feira sem mais percalços.  A família que precisou sair da residência no domingo deve deixar o abrigo na tarde desta quarta-feira e retornar para casa, segundo a coordenação da Assistência Social.

O rio Caí, em São Sebastião do Caí, saiu da cota de alerta desde a noite de terça-feira e segue baixando lentamente. A última mediação feita pelas equipes da Defesa Civil, era de 5,44m, com redução de 78 centímetros em 11 horas. As três famílias que ainda estavam acolhidos no ginásio rio Branco, já retornaram para suas casas. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895