Nível do Rio dos Sinos sobe nas cidades do Vale e Região Metropolitana

Nível do Rio dos Sinos sobe nas cidades do Vale e Região Metropolitana

Em Canoas, famílias ribeirinhas atingidas pelas águas foram abrigadas nos ginásios de dois colégios

Fernanda Bassôa

publicidade

Em Novo Hamburgo, o nível do Rio dos Sinos chegou a marca dos 6,22m às 7h desta sexta-feira. As 12 pessoas que estavam alojadas no abrigo montado junto à Base de Ações Comunitárias Integradas (Baci), no bairro Santo Afonso, retornaram para suas casas e, de acordo com a prefeitura, os locais de acolhimento já foram desmontados.

Em São Leopoldo, o nível do Rio dos Sinos estava em 4,07m durante a manhã e segue em elevação. De acordo com a administração, não há ninguém desabrigado ou desalojado. No momento, volume de água no Rio dos Sinos está abaixo dos 4,30m.  Ainda acima do normal, que é entre 2m e 2,5m, mas agora está fora do status de alerta de inundação, conforme disposto no Plano de Contingência do Município. 

O Escritório de Resiliência Climática da Prefeitura de Canoas (Eclima/Defesa Civil) informa que o nível das águas do Rio dos Sinos na Praia do Paquetá, no bairro Mato Grande, chega a 2,72m, colocando o município em estado de alerta vermelho, que indica cota de inundação. Famílias ribeirinhas atingidas pelas águas já estão sendo amparadas e abrigadas nos ginásios dos Colégios Thiago Würt e Paulo VI. As áreas ribeirinhas mais afetadas nesse momento são Prainha do Paquetá, rua da Barca e avenida Berto Cirio (região industrial).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895