Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 será inaugurado em Santa Maria

Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 será inaugurado em Santa Maria

Centro de saúde funcionará em uma parceria da prefeitura com a Universidade Franciscana (UFN)

Renato Oliveira

Núcleo de Atendimento Pós-Covid 19 será instalado em uma parceria da Prefeitura com a Universidade Franciscana

publicidade

Será inaugurado nesta segunda-feira, em Santa Maria o Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19. O espaço está localizado junto à Policlínica do Rosário, na Rua Serafim Valandro, no Centro da cidade. O núcleo funcionará em uma parceria da refeitura com a Universidade Franciscana (UFN).

Os pacientes que utilizarão o serviço serão encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS) pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Estratégias Saúde da Família (ESFs). Ou seja, os agendamentos não serão realizados diretamente no Núcleo, sendo regulados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com agendamento prévio, o Núcleo vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. O Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 conta com três salas de atendimento e uma sala de triagem. Neste primeiro momento, os serviços — dedicados à reabilitação —, serão realizados por três professores e sete acadêmicos do 9º e do 10º semestres do curso de Fisioterapia da UFN, além de servidores do Município que já trabalham na Policlínica na recepção e no agendamento.

“Nós possuímos uma estrutura para tratamento da Covid-19, mas o pós-doença ainda estava em construção. Com a implementação desse projeto e a parceria da UFN, vamos poder contar com um espaço de reabilitação de pacientes pós-infecção pelo coronavírus. É uma proposta que está sendo implementada de forma gradativa e vai avançar das situações mais simples até as mais complexas. O Núcleo vai cuidar de algo que terá consequências ainda por muitos anos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas.

De acordo com a professora Lilian Oliveira de Oliveira, coordenadora do curso de Fisioterapia da UFN, entre as disfunções oriundas da infecção por Covid-19 que serão tratadas na Núcleo estão comprometimentos cardiorrespiratórios, musculoesqueléticos e neurofuncionais, entre outros que se enquadram em especialidades fisioterapêuticas.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895