Número de moradores afetados pela cheia em Taquara sobe para 3,5 mil

Número de moradores afetados pela cheia em Taquara sobe para 3,5 mil

Município tem 122 pessoas acolhidos em ginásio e albergue

Fernanda Bassôa

publicidade

Cerca de 3,5 mil moradores foram afetados pela enchente que atingiu o município de Taquara neste final de semana. O número leva em consideração pessoas desabrigadas, desalojadas ou que tiveram suas casas inundadas. Do total de atingidos, 122 moradores estão acolhidos entre o ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep) e o Albergue Municipal. No Loteamento Olaria, no Bairro Empresa, continuam alagados alguns trechos das ruas Miraguaí, Passo Fundo, Nonoai, Vicente Dutra, Olaria e Selivio Haack. 

A situação também grave foi registrada no bairro Santa Maria, em que o nível do Rio Paranhana subiu, atingindo todas as ruas. A enchente neste bairro foi a maior desde 1982. Na manhã deste domingo, a energia elétrica, cortada no sábado por segurança, foi restabelecida. O bairro Eldorado também foi bastante atingido e os moradores aproveitam o tempo seco de domingo para limpar as casas, e tentar recuperar móveis e eletrodomésticos. O secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, aponta que a pasta está concluindo a avaliação dos danos a partir de dados de georreferenciamento. 

Ainda neste domingo (19), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania iniciou a busca ativa por todos os moradores afetados nos bairros Empresa, Santa Maria e Eldorado. Segundo o secretário Maurício Souza Rosa, o objetivo é contabilizar o total da população atingida pela chuva, para apurar o que foi perdido por cada pessoa, e quais serão as ações futuras de assistência social.

Para atender a população desabrigada, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania faz o pedido de doações de produtos de limpeza e higiene. A comunidade também poderá doar alimentos e fraldas P, M e G. As doações podem ser entregues na Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep), na Rua Osvaldo Cruz, 225, Bairro Empresa. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895