Número de pagamentos do IPVA 2024 por Pix pode chegar a 50%

Número de pagamentos do IPVA 2024 por Pix pode chegar a 50%

Prazo para pagamento do IPVA 2024 iniciou nesta quarta-feira. Até o dia 28 de dezembro, é possível quitar com desconto de 28,06%

Rodrigo Thiel

Governo do Rio Grande do Sul apresenta novos planos para pagamento do IPVA

publicidade

Desde o início da manhã desta quarta-feira, os proprietários de veículos no RS já podem iniciar o pagamento do IPVA 2024. A Secretaria Estadual da Fazenda anunciou oficialmente o calendário e os descontos do tributo, que pode chegar até 28,06% para os impostos pagos até o dia 28 deste mês. De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, o uso do Pix como forma de pagamento tem aumentado nos últimos anos, com previsão de que entre 30% e 50% dos contribuintes paguem o IPVA 2024 através desta modalidade.

Pereira também destacou do aumento de proprietários cadastrados no Bom Cidadão para 2024, com 31% da frota aderindo ao desconto, e a redução do valor do imposto, após dois anos seguidos com altas. “O desconto do Bom Cidadão foi uma grata surpresa, com um incremento de contribuintes participando. Isto estimula o cidadão a pedir nota de suas compras e combate a informalidade. Além disso, tivemos uma redução média de 3,27% no tributo para 2024. Durante a pandemia, tivemos um pico no valor do IPVA, com um crescimento fora da curva em função da valorização dos veículos”, citou.

Para 2024, o Governo do RS espera arrecadar R$ 5,2 bilhões com o tributo, que é repartido em 50% para o Estado e 50% para o município de licenciamento do veículo. Atualmente, o RS possui uma frota de 7,58 milhões de veículos, com 52,8% tributáveis, cerca de 4 milhões. O desconto máximo pode chegar a 28,06% para o pagamento antecipado até o dia 28 de dezembro de 2023. Até esta data, o governo espera arrecadar cerca de R$ 1,7 bilhão.

Atenção com golpes no Pix

Outro ponto destacado pelo subsecretário é o risco com golpes durante a tentativa do contribuinte em pagar o IPVA 2024. Ele orienta que as pessoas olhem com cuidado os sites que falam em consulta do valor do tributo e que o pagamento é feito apenas em sites que possuem o domínio do Governo do Estado, que é rs.gov.br. “Se for outro site, não entre pois é golpe. Tivemos muitos problemas no ano passado com sites de falsos pagamentos do IPVA, principalmente por Pix. Desta forma, o recurso não entrava na conta do Estado, mas sim de fraudadores. Antes de finalizar o pagamento, é essencial certificar se o beneficiário é o Estado do RS”, completou.

Descontos, prazos e parcelamento

Para pagar o IPVA 2024, o contribuinte precisa ter em mãos a placa do veículo e o número do Renavan. A consulta do valor do tributo pode ser feita no site www.ipva.rs.gov.br ou no aplicativo IPVA RS. Em ambas plataformas, o sistema permite que o contribuinte gere um código QR para pagar em suas instituições bancárias. Além disso, é possível pagar diretamente nos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal.

  • Até o dia 28 deste mês, o contribuinte pode pagar o IPVA 2024 com desconto de 6% de antecipação e sem a variação da UPF (que deve ficar em 4,53%), além dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão;
  • Até o dia 31 de janeiro de 2024, é possível pagar o IPVA 2024 com o desconto de 6% de antecipação, mas já com a aplicação da nova UPF, além dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão;
  • Até o dia 29 de fevereiro de 2024 o desconto de antecipação é de 3%, além dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão;
  • Até o dia 28 de março, o pagamento do IPVA 2024 tem desconto de 1% de antecipação, além dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.

Já para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 precisa ser aderido até o dia 31 de janeiro de 2024. Assim como nos últimos anos, será possível parcelar o tributo em até seis vezes, quitando entre janeiro e junho. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente. Ricardo Neves Pereira reforça que os contribuintes que aderirem a esta modalidade precisam gerar todo mês um novo código QR para pagamento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895