No mês do combate à sífilis, programa IST/AIDS reforça a importância dos cuidados em Uruguaiana

No mês do combate à sífilis, programa IST/AIDS reforça a importância dos cuidados em Uruguaiana

Objetivo é orientar e conscientizar os jovens em relação às infecções sexualmente transmissíveis e HIV

Fred Marcovici

publicidade

O mês de outubro é voltado ao combate à Sífilis no Brasil. A Secretaria de Saúde (SMS) de Uruguaiana, desenvolve o Programa Municipal IST/AIDS. A iniciativa atua na prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis no município, desenvolvendo ações diretamente com a comunidade. O projeto conta com uma equipe de profissionais treinados: psicólogos, médicos, enfermeiros, bióloga, farmacêutica, técnica de enfermagem, auxiliar de farmácia, assistente social e técnico administrativo.

Dentro do Programa IST/AIDS, há o projeto Educar Para Viver. Ele consiste em ações nas escolas municipais e estaduais. O objetivo é orientar e conscientizar os jovens em relação às infecções sexualmente transmissíveis e HIV. A equipe realiza palestras sobre a importância da prevenção e da testagem. Além disso, orienta o acesso dos jovens e familiares ao programa de prevenção. A prefeitura também atua em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) ministrando palestras no campus e oferecendo testes rápidos para a comunidade acadêmica. A Secretaria de Saúde realiza testes rápidos, tratamento e prevenção em todos os postos de saúde. O trabalho abrange todos os bairros da cidade e as unidades têm todo suporte para o diagnóstico.

As pessoas que tiverem uma vida sexual ativa e que não usam proteção, devem procurar o posto de saúde do seu bairro e realizar o teste. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para realizar o exame de sangue e, caso se confirme o resultado, o tratamento pode ser iniciado direto na ESF ou posto central.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895