Nonoai amplia ações de acolhimento de imigrantes

Nonoai amplia ações de acolhimento de imigrantes

Programa atende atualmente cerca de 450 pessoas, a maioria venezuelanos

Agostinho Piovesan

publicidade

A Administração Municipal de Nonoai, no Norte do Estado, informou que está ampliando o programa de atendimento dos imigrantes que residem no município. A iniciativa atende, atualmente, 75 famílias (um total de 450 pessoas), a maioria venezuelanos.

Segundo a prefeita Adriane Perin de Oliveira, é feito um trabalho de acolhimento e organização das pessoas de outros países, que chegam à cidade nos últimos anos, em busca de uma oportunidade de trabalho e melhores condições de vida. “Entre as propostas de serviços para melhor atender os imigrantes está a realização de curso de sensibilização e atendimento humanitário aos servidores municipais, promoção de oficina de língua portuguesa, oficina de auxiliar de cabeleireiro, além da realização de cursos profissionalizantes na área comercial e industrial”, disse.

Adriane informa, ainda, que também são realizados cursos de informática básica, bem como curso de espanhol básico para servidores municipais, a fim de facilitar a comunicação. Há também a preocupação em orientar os imigrantes para que cumpram com a legislação brasileira.

A prefeita informou que Nonoai foi um dos poucos municípios brasileiros que recebeu recursos do ministério da Cidadania, num montante de R$ 360 mil, para assistir e apoiar essa população. "Nós mudamos nosso plano de trabalho para, ao invés de simplesmente acolher, também capacitá-los para o mercado de trabalho. A maioria dos imigrantes que chegaram em Nonoai trabalham em frigoríficos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895