Nova Participações lidera Plano de Segurança da Água em municípios do RS

Nova Participações lidera Plano de Segurança da Água em municípios do RS

Plano do Ministério da Saúde visa garantir a qualidade da água para o abastecimento público desde o manancial até o consumidor

Correio do Povo

publicidade

Pelo menos dezoito municípios do Rio Grande do Sul já foram contemplados pelo Plano de Segurança da Água (PSA), regulamentado este ano pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com a Norma técnica 17.080/2023. O instrumento identifica e prioriza riscos no Sistema de Abastecimento de Água do município, desde o manancial até o consumidor, priorizando a saúde pública, a economia e o desenvolvimento social.

Apesar da publicação da norma técnica somente este ano, a Nova Participações trabalhou de 2018 a 2023 fazendo estudos de PSA no Rio Grande do Sul, contratada pela CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). “Nossa missão tem sido otimizar os processos e gerir os riscos dos Sistemas de Abastecimento de Água dos municípios, levando maior segurança e saúde para a população do Estado”, disse o Coordenador do setor de Saneamento da Nova Participações, Quefren Menes de Souza. Entre os municípios contemplados nesta fase do plano estão Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Viamão, Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul, Guaíba, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Rio Grande, Santa Maria, Alegrete, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Torres e Ijuí.

Assim como foi pioneira em elaboração de Planos de Segurança de Barragem há décadas atrás, a Nova Participações repete seu pioneirismo como executora dos primeiros estudos do Plano de Segurança de Água (PSA), que atende às exigências do Ministério da Saúde preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “O plano estabelece o monitoramento permanente do sistema de abastecimento de água com pontos de controle na captação, nas estações de tratamento, reservatórios e distribuição”, explica.

O objetivo final é garantir água com qualidade e quantidade para o abastecimento público por meio do conceito de múltiplas barreiras a fim de evitar contaminação, assim como mensurar e gerenciar os riscos à saúde pública, identificando perigos no abastecimento, no armazenamento, distribuição e consumo. 

Sobre a Nova Participações

Dona do maior acervo técnico da engenharia consultiva nacional e com participação nos principais empreendimentos de infraestrutura do Brasil, com atuação também na América do Sul, Central, Ásia e África, a Nova Participações desenvolve estudos, projetos e gestão de empreendimento públicos e privados na área de infraestrutura viária, saneamento, recursos hídricos, requalificação urbana, energia e segurança de barragens.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895