Nova passarela em Canoas está prevista para o primeiro trimestre

Nova passarela em Canoas está prevista para o primeiro trimestre

Estrutura na BR 116 vai substituir passagem de madeira e ligará o Marechal Rondon ao Centro

Fernanda Bassôa

Obra fica em trecho entre o bairro Marechal Rondon e o Centro

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Quem passa pela BR 116 em Canoas, entre a rua Domingos Martins e a avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, percebe a movimentação de operários às margens da rodovia responsáveis pela instalação da nova passarela. A estrutura, feita em aço e concreto, vai substituir a antiga passagem de madeira, que fica distante 30 metros da obra e liga o bairro Marechal Rondon ao Centro. Segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a implantação da estrutura lateral está concluída, o que equivale a 33% dos serviços. A autarquia esclarece que o próximo passo é a colocação do passeio – metálico pré-moldado –, que deve ser fixado no local em breve.

A intenção, conforme o Departamento, é finalizar os trabalhos e fazer a entrega ainda no primeiro trimestre de 2019, buscando dar mais segurança e comodidade aos cerca de 1,5 mil pedestres que cruzam diariamente a rodovia. Valéria do Carmo Conceição, balconista e estudante de Administração, diz que a obra é aguardada pelos moradores. “A passarela de madeira está bem danificada e desgastada por conta do tempo e da chuva. A nova passagem vai trazer mais segurança e tranquilidade para quem precisa sair do bairro e se deslocar para o Centro.”

Com investimento de R$ 3,5 milhões, a instalação integra o plano de construção das 19 passagens previstas para o trecho metropolitano da BR 116, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Quatro delas estão prontas e sendo utilizadas pela comunidade, nas cidades de Esteio, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O valor total do projeto das instalações é de R$ 72,9 milhões. O Dnit informa que os projetos das passarelas e das rampas de acesso estão adequados ao seu entorno urbano, procurando atender a população. A autarquia destaca que as novas estruturas estão em concordância com as normas de acessibilidade e segurança. São teladas, com rampas e escadas de acesso, além de serem cobertas.

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