Nova Petrópolis vai sediar primeiro evento de inovação para gestão dos municípios

Nova Petrópolis vai sediar primeiro evento de inovação para gestão dos municípios

O Smart Cities Park vai ocorrer de 23 a 25 de novembro e deve receber mais de mil prefeitos e prefeitas

Taís Teixeira

O prefeito da Famurs, Paulinho Salerno, no lançamento do Smart Cities Park

publicidade

A nova bandeira do municipalismo, a inovação, é o foco do Smart Cities Park, primeiro evento de inovação na gestão municipal. Promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), Prefeitura de Nova Petrópolis e realização do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ), a atividade vai debater  cerca de dez  grandes temas relevantes para os gestores municipais, com mais de 27 palestras diferentes programadas, além de visitas técnicas e pitchs de negócios acontecendo simultaneamente no parque. O lançamento do Smart Cities Park ocorreu na terça-feira, na sede da Famurs, em Porto Alegre, e reuniu representantes da imprensa e lideranças envolvidas na execução. O evento será de 23 a 25 de novembro, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, na serra gaúcha.

A previsão da Famurs é de que  mais de mil prefeitos e prefeitas compareçam a essa imersão, que vai proporcionar um ambiente de troca de experiência e de transformação digital, como inteligência de dados, exemplos práticos de gestão disruptiva  e seus efeitos  nas abordagens para educação, saúde, iluminação pública, energia, finanças, gestão de obras e até na procuradoria municipal. O intuito é manter o ritmo de melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos aliado à divulgação do desenvolvimento socioeconômico,em ações que integrem setor público, privado e universidades. 

Foto: Mauro Schaefer

O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, disse que é um movimento para estimular “cidades inteligentes” e impulsionar as startups com soluções para os municípios por meio da participação das integrantes do programa Inova RS. Além disso,  citou alguns dos recortes que serão explanados nos três dias de programação. “ Fomento à inovação, eficiência nos serviços, celeridade aos processos de transformação digital, promoção de parcerias público privada e engajamento das comunidades por meio das lideranças regionais”, resumiu, destacando que as prefeituras de Montevidéo, no Uruguai, e de Santiago, no Chile, irão compartilhar seus progressos nas áreas de segurança pública e mobilidade urbana, respectivamente.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Wolf,  o secretário municipal de turismo, Rodrigo Santos, o secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin e o presidente do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ), Paulo Ziulkoski participaram da ocasião e reforçaram otimismo e satisfação com o desafio de organizar e sediar um evento dessa magnitude. No site do evento,  estão mais informações, além do acesso à área de inscrições, que são gratuitas para os prefeitos. 

Prêmio Boas Práticas -  Devido à visibilidade nacional e a presença de gestores municipais de todo o país, a Famurs escolheu o Smart Cities Park para divulgar os vencedores da quarta edição do Prêmio Boas Práticas, que apresentou resultados recordes. Ao todo, 564 projetos, de 222 municípios gaúchos, disputam o reconhecimento em 15 categorias contempladas pela premiação. “Vamos levar os bons exemplos dos municípios gaúchos além das nossas fronteiras, em uma grande troca de experiências e conhecimento sobre gestão pública inovadora”, ressaltou o presidente da Famurs, Paulinho Salerno.

Quarta-feira – dia 23/11/2022

Auditório principal

10h- Abertura do credenciamento

14h- Sessão solene de abertura

16h- Palestra Magna

Quinta-feira – dia 24/11/2022

Auditório principal

  9h- O Poder de Inovação do 5G

10h-Inteligência artificial no gerenciamento municipal

11h- Parceria Público Privada como solução de gestão

14h- Governo Digital: desafios e oportunidades

15h- Tecnologia na mobilidade urbana

16h- Gestão Inteligente de Políticas Sociais

Auditório paralelo

  9h- Inovação na Agropecuária

10h- Cidades Inteligentes atraindo o Turismo

11h- Desburocratização promovendo o empreendedorismo

14h- Município Carbono Zero

15h- Tecnologia alavancando a Receita Municipal

16h- Contratações Inovadoras

Sexta-feira – dia 25/11/2022

Auditório principal

  9h- Inovação na gestão do saneamento

10h- A tecnologia no apoio à segurança pública

11h- Energia solar e a sustentabilidade ambiental

14h- Rede Nacional de Blockchain

15h- Cidades Empreendedoras

16h- Gov.BR – Experiência da União com o governo digital

Auditório paralelo

  9h- Governança Pública

10h- Cidades Sustentáveis e a Inovação no Desenvolvimento Social dos Municípios apoiado nas ODS

11h- Rede Nacional de Governos Digitais

14h- Consórcios inovando a gestão pública

15h- LGPD

16h- O sistema Financeiro apoiando a Inovação Municipal


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895