Nova Santa Rita aciona Plano de Emergência para ação em incêndio que atingiu empresa

Nova Santa Rita aciona Plano de Emergência para ação em incêndio que atingiu empresa

Incêndio de grandes proporções atingiu a empresa Dorf Ketal, instalada na rua da Pedreira

Correio do Povo

publicidade

A Prefeitura de Nova Santa Rita, através da Defesa Civil, trabalhou diretamente no incêndio de grandes proporções que atingiu a empresa Dorf Ketal, instalada na rua da Pedreira, no bairro Pedreira. O início das chamas foi por volta das 18h de domingo, e o combate se estendeu durante a madrugada de segunda-feira.

O coordenador da Defesa Civil, José Murilo, ressalta que o primeiro acionamento ocorreu no fim da tarde do domingo, através de celular. “A nossa equipe rapidamente se deslocou até o local. Quando chegamos, os bombeiros militares já faziam o combate inicial”. A partir dali, tendo conhecimento do tamanho da ocorrência, foi feito o acionamento do Plano de Emergência, que envolve secretarias estratégicas e o Exército, que compareceu no local com caminhões.

“Auxiliamos o Corpo de Bombeiros Militar que conduziu os trabalhos de combate às chamas. Orientamos moradores(as) e isolamos às ruas para evitar aproximação de curiosos”. Murilo destaca que a rápida resposta dos entes que compõem o plano fez a diferença para que a ocorrência tivesse o menor dano possível. “A Secretaria de Meio Ambiente solicitou que a disponibilização de uma embarcação, para instalação de barreiras para evitar a chegada do líquido - oriundo da empresa – no rio”.

O prefeito, Rodrigo Battistella, acompanhou o trabalho das equipes. “Felizmente não havia funcionários no local no momento das chamas. Tivemos o registro da morte de uma pessoa, o que nos deixa entristecidos e compadecidos com a família e amigos. A empresa trabalha com aditivos e produtos químicos, e estava com toda documentação do município em dia”, salienta o líder do Executivo.

A Secretaria do Meio Ambiente, coordenada pelo titular da pasta, Leonardo Martins, trabalha desde o domingo junto com os técnicos da companhia e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) para mapeamento de possíveis danos ambientais. “Instalamos, ainda na madrugada, barreiras de contenção para evitar que o líquido contaminado chegasse ao Rio do Sinos. O material que vazou está sendo drenado por uma empresa contratada pela Dorf Ketal e, posteriormente, será analisado pela Fepam”.

Em um terreno doado pela Prefeitura de Nova Santa Rita, na gestão do prefeito Battistella, está instalado o Centro de Motomecanização do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Por coincidência, o endereço é ao lado da companhia que pegou fogo no fim do domingo. 

A localização estratégica da unidade foi fundamental no combate às chamas. “Os caminhões abasteciam seus tanques no hidrante que está instalado logo na entrada, isso foi fundamental para a agilidade no atendimento”, destaca o líder do Executivo. A Administração, recentemente, realizou a reforma do prédio, que recebeu pintura e a instalação de novas salas para o trabalho dos colaboradores.

Desde quando era secretário de Indústria e Comércio, Battistella já vinha batalhando pela instalação de uma unidade em Nova Santa Rita. A cidade, segundo ele, está em pleno crescimento e abarca uma grande diversidade de empresas. “Temos novos condomínios, grandes players do mercado estão conosco e muitos chegando. Precisamos que o Estado seja ágil e atenda essa demanda. Prezamos pela vida das pessoas e os bombeiros têm papel fundamental em caso de sinistro”.

De acordo com ele, o governo será cobrado. “É uma luta de muitos anos. Vamos reforçar o pedido para instalação do Corpo de Bombeiros em nossa cidade”. Na ocorrência do fim de semana, cerca de 70 bombeiros atuaram diretamente no combate às chamas, entre eles militares e civis, além do apoio da Defesa Civil, brigadistas, Brigada Militar, Exército e empresas do ramo petroquímico.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895