Nova Santa Rita instala duas Gelotecas para fomentar o gosto pela leitura

Nova Santa Rita instala duas Gelotecas para fomentar o gosto pela leitura

Aparelhos guardam livros, revistas e histórias em quadrinhos

Fernanda Bassôa

publicidade

Duas geladeiras descartadas que foram reformadas e transformadas em bibliotecas móveis, no projeto Gelotecas que chegou em Nova Santa Rita. Ele foi implementado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, através do Projeto Mãos que Criam, coordenada pela primeira-dama de Nova Santa Rita, Eliane Marisa Stumm. Os equipamentos, responsáveis por guardar livros, revistas e histórias em quadrinhos, ficarão na sede da secretaria e na Cresol, parceiro do projeto. 

O prefeito Rodrigo Battistella afirma que levar livros para a sociedade é um passo fundamental na transformação social e incentiva o pensamento crítico. “A leitura é um poderoso instrumento de transformação social. A intenção é levar as geladeiras para outros pontos de visibilidade.” A primeira-dama explicou sobre a iniciativa. “O projeto consiste em incentivar a leitura para toda a comunidade, estimular o gosto pelos livros e formar seres humanos pensantes. Ao abrir a porta, o cidadão encontrará conhecimento e, por que não dizer, lazer”, frisa Eliane. 

A secretária Solange Laubine explica que as pessoas poderão retirar o exemplar, levar para casa, ler e, depois, devolver no mesmo local, sem obrigação. “A população também pode fazer doações de livros, revistas, quadrinhos, jornais, dentre outros, no próprio objeto. É uma troca cultural, para que todos tenham acesso à leitura. Estamos muito felizes que o projeto ganhou as ruas.” De acordo com ela, a ideia é levar arte e cultura para perto dos moradores. “Também tem a consciência ambiental, isso porque foram usadas duas geladeiras que tinham sido descartadas. Elas ganharam cor e leveza, sendo transformadas em verdadeiras obras de arte.” 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895