Novas quadras esportivas do Parcão devem estar prontas até novembro

Novas quadras esportivas do Parcão devem estar prontas até novembro

Serão quatro de beach tennis, uma de futevôlei e ainda a recuperação de duas poliesportivas

Felipe Faleiro

publicidade

Devem ser concluídas até o final de novembro as obras das quatro novas quadras de beach tennis, uma de futevôlei e ainda a recuperação de duas poliesportivas já existentes no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O projeto, aprovado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), terá custo de R$ 540 mil, valor bancado pelas empresas adotantes do parque. Além das quadras, está prevista ainda a construção de um caminho de 120 metros de pista em concreto, bancos, lixeiras, arquibancadas em concreto e o paisagismo.

“Trabalhamos com um cadastro de demandas, e procuramos atender às oportunidades no momento em que é possível. Os usuários solicitavam uma melhoria nas áreas esportivas no Parcão”, afirma o diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza. “Os próprios adotantes sinalizaram que tinham a verba disponível, e em comum acordo decidimos que a prioridade seria para a instalação das quadras, justamente para fomentar esta área no parque”, acrescentou.

A área em questão fica entre a avenida Goethe e a rua Quintino Bocaiúva, junto a Escola Estadual Uruguai. “O processo de doação é mais simples do que uma licitação, por isso o prazo é menor. A empresa já está contratada e atuando”, afirma Souza. Outra área do Parcão em processo de recuperação é no entorno do moinho em si, onde fica o lago, que segue em recuperação, com obras de desassoreamento, sistemas de drenagem, paisagismo, gerenciamento e educação ambiental, manejo da fauna e flora. Esta etapa deve ficar pronta em janeiro, segundo o diretor.

Em outros parques, o trabalho também segue. Na Redenção, após a conclusão da retirada da antiga caixa d’água do Mercado Público do Bom Fim, na última segunda-feira, outra histórica demanda dos usuários do parque deve ser colocada em prática nas próximas semanas: a melhoria das condições dos banheiros do local. “Já temos uma parceria estabelecida, por meio da contrapartida de uma construtora para executar este projeto”, afirmou ele, reforçando que os cercamentos das próprias Redenção e Parcão não estão em pauta, assim como já havia sido dito pelo prefeito Sebastião Melo em mais de uma oportunidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895