Novas rotas da aviação regional no RS começam em 20 de setembro
capa

Novas rotas da aviação regional no RS começam em 20 de setembro

Até o fim do ano, empresa aérea em parceria com a Gol terá voos ligando Porto Alegre a seis cidades gaúchas

Por
Claudio Isaías

Data de início dos novos voos regionais foi anunciada nesta quinta-feira

publicidade

O início das novas rotas de voos comerciais regionais no Rio Grande do Sul já tem data para entrar em funcionamento. No dia 20 de setembro, feriado Farroupilha, vão operar os voos de Bagé e Santa Rosa na aeronave modelo Cessna 208 Caravan, sob administração da Gol Linhas Áreas. 

Até o fim do ano, também serão iniciadas as operações com voos para Rio Grande e São Borja em novembro, além de Santana do Livramento e Passo Fundo, em dezembro. A partir do dia 6 de agosto, estarão à venda passagens aéreas entre Porto Alegre e as seis cidades do interior do Estado. Os bilhetes vão custar entre R$ 400 e R$ 800. 

As aeronaves que farão os trechos têm lugar para nove passageiros e vão operar a cada 4, 5 ou 6 dias por semana, a depender da temporada. A viagem para os seis destinos terá duração entre 1h20min até quase duas horas. 

Os voos ocorrerão através de uma parceria entre a Gol e a Two Flex, que opera aeronaves Cessna 208 Caravan, com nove assentos para passageiros. Passo Fundo terá um voo diário para São Paulo, com destino ao Aeroporto de Guarulhos. A rota será feita por aviões de grande porte a partir do dia 11 de agosto.

PDAR

O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelos presidentes da Gol, Paulo Kakinoff, e da empresa Two Flex, Rui Aquino, durante solenidade no salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini. As novas rotas foram anunciada durante cerimônia que também contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, os deputados estadual Frederico Antunes e federal Pedro Westphalen. 

Leite comemorou a parceria com as empresas aéreas ao lembrar que um decreto assinado pelo Palácio Piratini permitiu a concessão de incentivos fiscais às companhias. Segundo o governador, o Piratini fez sua parte e contou com o reconhecimento de Gol e TwoFlex. “A aviação regional precisa ser prestigiada”, afirmou. Os benefícios fiscais anunciados vão valer apenas em 2020. Os municípios de Erechim, Vacaria, Alegrete e Torres também manifestaram interesse em receber voos do tipo. 

O deputado federal Pedro Westphalen afirmou que para que este dia chegasse muitas reuniões e viagens foram realizadas para agilizar os tramites para os seis novos voos. Lançado em 2015, durante a gestão do deputado Westphalen na Secretaria dos Transportes, o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR) permitiu que os voos saíssem do papel.

Benefícios fiscais

O programa prevê a concessão de incentivos fiscais para as empresas de transporte aéreo que aderirem a iniciativa, desde que garantam a operação de rotas regionais que atendam quatro ou mais municípios e que promovam e incentivem pacotes para roteiros turísticos e eventos gaúchos, entre outras medidas. 

As empresas que operam linhas regionais ganham também diminuição do ICMS que incide no querosene. Até o final de 2019, o PDAR vai operar dez voos regionais ligando Porto Alegre a: Uruguaiana, Santo Ângelo, Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo, São Borja, Rio Grande, Santana do Livramento, Bagé e Santa Rosa.