Nove dias após temporal, luz volta a residência no mesmo bairro da sede da CEEE Grupo Equatorial

Nove dias após temporal, luz volta a residência no mesmo bairro da sede da CEEE Grupo Equatorial

Após questionamento da reportagem, luz foi restabelecida para família do Humaitá, em Porto Alegre

Felipe Faleiro

Morador Rogelio Mick teve a luz restabelecida após nove dias na rua Ernesto Neugebauer, Humaitá

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Depois de nove dias, completos nesta quinta-feira, o produtor rural e servidor público Rogelio Mick, morador do bairro Humaitá, em Porto Alegre, não sabia mais o que fazer para reaver o fornecimento. Ele, mais a esposa, a dona de casa Tânia Beatriz Nunes Mick e o filho, de 17 anos, vivem no mesmo bairro da sede da CEEE Grupo Equatorial, praticamente desassistidos pela companhia pela falta de atendimento depois do temporal que devastou a Capital no último dia 16. Apenas depois de a companhia ser questionada pelo Correio do Povo, a luz foi restabelecida. “O telhado de uma vizinha caiu no temporal e nosso pátio ficou cheio delas. A CEEE restabeleceu a rede alta, mas a rede baixa, que teve os cabos rompidos pelas telhas, ainda não. Eu mesmo ajudei os funcionários a retirar uma de dez metros que estava pendurada. Fiz pedido para o restabelecimento e fomos viajar no sábado, ainda com ele em aberto. Para nossa surpresa, voltamos na terça à noite e ainda não havia sido resolvido”, contou ele hoje pela manhã, antes da resolução do problema. O apoio veio de outro vizinho, que conectou uma extensão a partir de sua residência para que a família de Rogelio pudesse ligar a geladeira. Outros eletrodomésticos estiveram desligados e o banho, tomado frio. Com ao menos três protocolos abertos anteriormente, um após o outro, e todos marcados como resolvidos pela distribuidora de energia, o servidor público abriu reclamação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e foi inclusive ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Ele tem sistema de geração por energia solar, mas ela precisa de conexão à rede regular para poder funcionar. A família tem também um sítio no interior de Eldorado do Sul, que igualmente estava sem energia elétrica hoje. “Nos dois lugares, perdemos tudo o que estava na geladeira. Ficou tudo podre”, comenta. Outro serviço que caiu desde o dia do grande temporal foi o de telefonia, já que um cabo da Claro rompeu e, na falta de uma resolução, foi necessário também acionar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Rogelio estava em casa sozinho no momento do temporal, e sua esposa e filho chegaram pouco antes da tormenta. Além da própria energia elétrica, houve prejuízos em vidros de portas que quebraram e no veículo do morador, amassado em algumas partes pelo deslocamento das telhas.

Correio do Povo
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