Novo ambulatório reforça atendimento em Santa Maria

Novo ambulatório reforça atendimento em Santa Maria

Surto de toxoplasmose motivou a criação de unidade para pacientes com síndrome febril

Renato Oliveira

publicidade

Em razão do surto de toxoplasmose em Santa Maria, a prefeitura criou o Ambulatório de Pacientes com Síndrome Febril, que fica na Casa 13 de Maio e começa a atender na próxima sexta-feira. Médicos infectologistas receberão os pacientes que, inicialmente, forem atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégias Saúde da Família ou nos Pronto Atendimentos e apresentarem a síndrome febril.

Alem disso, a divulgação dos números de casos de toxoplasmose passará a ser feita de forma conjunta entre o Hospital Universitário (HUSM) e a Secretaria Municipal de Saúde. A cidade tem até o momento 21 registros confirmados, após análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), e mais 12 diagnosticados pelo laboratório do HUSM. Estes últimos se referem a gestantes, que passam por tratamento no hospital. Conforme a instituição, as grávidas que apresentarem quadro febril devem primeiro procurar uma unidade de saúde e, dependendo do quadro, serão encaminhadas para o HUSM.

Para tratar do surto na cidade, o prefeito Jorge Pozzobom se reunirá hoje, em Brasília, com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, a fim de buscar auxílio para reforçar o estoque de medicamentos utilizados no tratamento. Ontem, o prefeito conversou com o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz. Um dos assuntos foi o aumento do repasse financeiro para contração dos serviços dos laboratórios conveniados com o município, além do reforço no estoque de remédios. Conforme o secretário, a prioridade no momento é encontrar o foco de infecção e tratar os pacientes com a doença, especialmente gestantes.
 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895