Novo busto de Almirante Tamandaré já está disponível para visitação

Novo busto de Almirante Tamandaré já está disponível para visitação

Toda em pasta de mármore, a escultura substitui a antiga, em bronze que havia sido roubada no ano passado, na maior praça da cidade

Angélica Silveira

A estátua em pasta de mármore pode ser visitada na Praça que leva o nome do Almirante, já a de bronze está sobre a guarda da Marinha

publicidade

Um novo busto em homenagem ao Almirante Tamandaré já pode ser visitado na praça que leva o nome do patrono da Marinha, em Rio Grande, no sul do Estado. A escultura, toda em pasta de mármore, substitui a antiga, em bronze, que havia sido roubada no início do mês de setembro do ano passado. No dia 5 do mesmo mês a polícia civil encontrou os pedaços do busto, que foi fundido novamente se tornou um novo busto, com quase 90 kg que foi entregue para a Marinha.

O custo das duas estátuas foi quitado pelo Ministério Público. Conforme o diretor da Promotoria de Rio Grande Marcelo Rosa Thormann, todo o processo para os dois novos bustos custou em torno de R$ 40 mil. “Foi feita uma réplica em pasta de mármore, que não tem valor comercial para ficar na Praça. Isto é importante não só para Rio Grande, como para a Marinha. O Almirante Tamandaré batiza a maior praça do interior do Estado”, comenta. Ele lembra que o homenageado é o mais ilustre rio-grandino. “A história dele se confunde com a do Brasil e indigna o furto do seu busto. Foi uma ofensa a Marinha do Brasil e como forma de reparo ao rio-grandino ilustre, mandamos fazer as duas”. comenta.

O escultor, Guilherme Müller foi o responsável pelas obras. Ele conta que o trabalho para a confecção da placa e do busto começou em outubro do ano passado e terminou em janeiro. “A placa foi feita com base em uma fotografia, pois a original a polícia não conseguiu recuperar. É um trabalho demorado, mas que vale muito a pena até pela questão histórica”, destaca.

O busto de bronze do patrono da Marinha, Almirante Tamandaré estava na praça desde o início da década de 60, tem 86 centímetros de largura por 65 centímetros de altura e tem autoria desconhecida. O trabalho de restauro da obra e de confecção do novo busto foi todo acompanhado pelos órgãos competentes.

Para o prefeito Fábio Branco é um ato muito importante para a cidade a recuperação desse patrimônio. “É importante ter atitudes em momentos difíceis (como esta do Ministério Público), para provar que é possível fazer”, observa.

O Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante, Augusto José da Silva Fonseca Júnior falou sobre o sentimento de honra de receber o busto, o que representa não só a restauração de uma peça histórica , mas a demonstração de força e resistência das instituições. “Diante de um ato lamentável nos congregamos. O busto é o símbolo do nosso compromisso com a coragem, honra e patriotismo”, conclui.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895