Novo Cras deixa Santa Cruz do Sul próximo da gestão plena na Assistência Social

Novo Cras deixa Santa Cruz do Sul próximo da gestão plena na Assistência Social

Local entrou em funcionamento em prédio próprio do município

Otto Tesche

O terceiro Centro de Referência de Assistência Social de Santa Cruz do Sul entrou em funcionamento na segunda-feira

publicidade

O terceiro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Santa Cruz do Sul entrou em funcionamento na segunda-feira em prédio próprio do município, ao lado da Secretaria de Educação, na rua Coronel Oscar Jost, próximo ao Ginásio Cultural e Poliesportivo, no Centro da cidade. O espaço atende famílias não cobertas pelas estruturas da zona sul e também à população residente no meio rural. Para receber o novo serviço, a prefeitura investiu apenas na adequação de duas salas e pintura nova, instalação de divisórias, troca de piso e implantação de internet e telefonia.

A equipe responsável pelos trabalhos no local foi remanejada da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte e é composta por duas assistentes sociais, um psicólogo, um estagiário, além de quatro entrevistadores e a coordenadora do CadÚnico. A coordenação geral do Cras Central é desempenhada interinamente pela diretora de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming.

Com a abertura do Cras, o município está mais perto de conquistar a gestão plena na área da Assistência Social, a exemplo do que já ocorre na saúde em Santa Cruz do Sul. Para que isso ocorra ainda é necessário colocar em funcionamento um quarto equipamento. “Estamos atendendo a uma necessidade e nos adequando à lei federal, que estabelece que todos os bairros precisam estar vinculados a um Centro de Assistência Social”, disse a prefeita Helena Hermany.

O secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Valdir Bruxel, informou que a instalação do Cras Central também atende a um compromisso firmado com o Ministério Público (MP) para ampliar o atendimento de proteção social básica à população. “Isso já vinha sendo solicitado há cerca de cinco anos. Fizemos uma reunião no início deste ano com o Ministério Público e acordamos esse compromisso de logo colocar o Cras Central em funcionamento”, disse.

Nos Cras são oferecidos serviços de assistência social para famílias e indivíduos em situação de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros atendimentos. Em razão da pandemia e das medidas de distanciamento social, os atendimentos serão feitos mediante agendamento pelo telefone (51) 3715-1895. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895