Novo Cras deixa Santa Cruz do Sul próximo da gestão plena na Assistência Social
Local entrou em funcionamento em prédio próprio do município
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O terceiro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Santa Cruz do Sul entrou em funcionamento na segunda-feira em prédio próprio do município, ao lado da Secretaria de Educação, na rua Coronel Oscar Jost, próximo ao Ginásio Cultural e Poliesportivo, no Centro da cidade. O espaço atende famílias não cobertas pelas estruturas da zona sul e também à população residente no meio rural. Para receber o novo serviço, a prefeitura investiu apenas na adequação de duas salas e pintura nova, instalação de divisórias, troca de piso e implantação de internet e telefonia.
A equipe responsável pelos trabalhos no local foi remanejada da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte e é composta por duas assistentes sociais, um psicólogo, um estagiário, além de quatro entrevistadores e a coordenadora do CadÚnico. A coordenação geral do Cras Central é desempenhada interinamente pela diretora de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming.
Com a abertura do Cras, o município está mais perto de conquistar a gestão plena na área da Assistência Social, a exemplo do que já ocorre na saúde em Santa Cruz do Sul. Para que isso ocorra ainda é necessário colocar em funcionamento um quarto equipamento. “Estamos atendendo a uma necessidade e nos adequando à lei federal, que estabelece que todos os bairros precisam estar vinculados a um Centro de Assistência Social”, disse a prefeita Helena Hermany.
O secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Valdir Bruxel, informou que a instalação do Cras Central também atende a um compromisso firmado com o Ministério Público (MP) para ampliar o atendimento de proteção social básica à população. “Isso já vinha sendo solicitado há cerca de cinco anos. Fizemos uma reunião no início deste ano com o Ministério Público e acordamos esse compromisso de logo colocar o Cras Central em funcionamento”, disse.
Nos Cras são oferecidos serviços de assistência social para famílias e indivíduos em situação de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros atendimentos. Em razão da pandemia e das medidas de distanciamento social, os atendimentos serão feitos mediante agendamento pelo telefone (51) 3715-1895. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.