Novo Hamburgo amplia Centro Covid-19

Novo Hamburgo amplia Centro Covid-19

Atualmente, a estrutura conta com três consultórios ambulatoriais

Stephany Sander

O atendimento no Centro Covid tem registrado uma média de 180 pessoas por dia

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo está ampliando a estrutura de atendimento do Centro de Triagem Covid, montado em área isolada no pátio do Hospital Municipal. “A demanda tem crescido exponencialmente nos últimos dias, por isso a necessidade desta ampliação”, explica a prefeita Fátima Daudt, destacando que a proposta é colocar esta ampliação em funcionamento entre esta terça ou quarta-feira. O atendimento no Centro Covid tem registrado uma média de 180 pessoas por dia, sendo que em novembro e dezembro do ano passado, quando houve a maior procura no espaço, os atendimentos eram de 100 por dia.

Atualmente, a estrutura conta com três consultórios ambulatoriais e uma ampla área de tendas com cadeiras para acomodar os pacientes, inclusive ocupando parte da rua Henri Dunant, entre a avenida Pedro Adms Filho e a rua Dr. Magalhães Calvet, que está interditada no trecho. A nova estrutura, que ampliará o Centro existente, está sendo montada junto à entrada de veículos de funcionários, e prevê mais dois consultórios ambulatoriais. “Queremos garantir acompanhamento clínico e mais conforto aos pacientes que necessitam do atendimento no local”, destaca a prefeita.

Para reforçar o atendimento no Hospital Municipal, a prefeitura também anunciou o fechamento por tempo indeterminado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rincão a partir desta segunda-feira, com profissionais sendo deslocados para o atendimento na casa de saúde. “A movimentação de profissionais da saúde de uma unidade para outra neste momento se faz necessária devido à escassez de profissionais. A prioridade é salvar vidas”, destaca Fátima. Moradores do Rincão devem procurar atendimento na UBS Primavera enquanto a unidade do bairro estiver fechada.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, o número de pessoas atendidas no Centro Covid no mês de fevereiro foi o mais alto desde o início da pandemia, em março do ano passado. Apesar de ter dois dias a menos, fevereiro registrou 3.041 pessoas atendidas, quase o dobro da média mensal do ano passado e bem mais que os 2.814 de novembro, maior alta até então.

A prefeita lembra que a orientação é que as pessoas só procurem atendimento no Centro Covid após terem sido encaminhadas pela rede básica, ou seja os postos nos bairros. Atualmente, cerca de 30% das pessoas que procuram atendimento no Centro Covid acabam internadas.

Na manhã desta segunda-feira, segundo o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, o Hospital Municipal tinha o maior número de pessoas internadas por Covid desde o registro do primeiro caso na cidade, em março do ano passado. “Temos 103 pacientes internados com Covid, sendo 26 na UTI”, enfatizou ele, lembrando que os cuidados individuais básicos precisam ser reforçados como o uso da máscara, lavar as mãos com frequência com sabão ou álcool gel e evitar aglomerações.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895