Novo Hamburgo contabiliza quatro mil pessoas em abrigos públicos em razão da enchente

Novo Hamburgo contabiliza quatro mil pessoas em abrigos públicos em razão da enchente

Somente nos pavilhões da Fenac, onde também há a Central de Doações, são três mil pessoas abrigadas

Felipe Faleiro

publicidade

O maior abrigo de pessoas afetadas pela enchente em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, localizado nos pavilhões da Fenac, no bairro Ideal, contava com três mil pessoas na manhã deste domingo, segundo a Prefeitura. No total, são quatro mil abrigados em diferentes lugares da cidade. O local ainda concentra a chamada Central de Doações, que recebe, a todo momento, cestas básicas, produtos de limpeza e higiene, roupas, rações e itens diversos para animais.

Veículos não param de estacionar no local, e são recepcionados por dezenas de voluntários. "Agradecemos muito a solidariedade do povo hamburguense, que comparece, digamos, até de uma maneira inusitada em relação a quantidade e aos apelos que fizemos. Mas estamos bem preparados aqui para atender as pessoas que estão abrigadas", contou Neli Silveira, coordenador de logística da central.

"Faço um apelo para que aquela pessoa que puder falar com seus familiares, sobre a doação de colchões, aquele colchonete que se leva na pescaria e está sobrando, dore, porque é algo que não se consegue entregar. Esta é uma necessidade imensa aqui", acrescentou. Os voluntários também estão chegando de outros municípios, como Campo Bom, São Leopoldo e Ivoti, e precisam realizar um cadastro antes de se unir à rede de solidariedade, que já é imensa.

O gerente de vendas Jailton Mendes estava sobre uma montanha de roupas, ajudando a separar o que fosse possível. "Ainda precisamos de mais gente, então, quem puder e tiver a disposição para vir, será muito bem-vindo. Precisamos estar juntos nesta corrente para conseguirmos ajudar o próximo", comentou ele, que está desde sexta-feira auxiliando e cuja mãe mora em Canoas e perdeu tudo na inundação.

"No momento, não consigo auxiliá-la. Não consigo nem chegar lá. Não tinha também como eu ficar em casa, sentado no sofá, assistindo tudo isso e não me mexer". O Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), no câmpus 2 da Universidade Feevale, na ERS 239, número 2755, bairro Vila Nova, está atendendo a comunidade de forma gratuita até às 18 horas de hoje, tanto crianças quanto adultos. O local realiza atendimentos médicos de baixa complexidade, novas receitas e renovações e orientações de saúde em geral.

No município, a captação de água por parte da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo segue suspensa, por ora, e, em caso de emergência, os telefones de plantão da Defesa Civil são (51) 99707-9954, (51) 98058-9979, (51) 98013-9178, (51) 99920-8131 e (51) 99467-6568. Ainda, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelos telefones 193 ou (51) 3595-1123.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895