Novo Hamburgo e Pelotas iniciam programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito neste domingo

Novo Hamburgo e Pelotas iniciam programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito neste domingo

Diversas ações serão realizada nas escolas de ambos os municípios

Correio do Povo

Para 2022, o tema nacional adotado é “Juntos Salvamos Vidas”

publicidade

Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito visa, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Em Novo Hamburgo, as atividades alusivas têm início neste domingo, no Parcão (rua Barão de Santo Ângelo, 1399, bairro Hamburgo Velho). Estão previstas atividades educativas voltadas à comunidade, das 15h às 17h. Para 2022, o tema nacional adotado é “Juntos Salvamos Vidas”. A Semana de Trânsito vai até o dia 25 de setembro, quando deve ocorrer o encerramento com atividades também no Parcão.

De segunda a sexta-feira, serão realizadas ações em escolas do município. Entre as ações estão palestras com foco na educação da comunidade e objetivo de formar condutores mais conscientes sobre suas responsabilidades, abordando temas como respeito, solidariedade, compromisso e proteção à vida. Também ocorrerão ações com materiais educativos (pista de trânsito e jogo de trânsito), com intuito de estimular de maneira lúdica o comportamento e o interesse pelos assuntos e as regras de trânsito nas crianças e estudantes.

Como forma de fomentar a conscientização junto à comunidade escolar, ocorrerão blitzes educativas nas entradas e saídas de escolas do município. Na ação, a Guarda Municipal busca trabalhar a educação de crianças e adolescentes, bem como de toda a comunidade escolar para reconhecerem-se como sujeitos de direitos e deveres no trânsito. Serão utilizados materiais lúdicos, faixas, cartazes e banners educativos.

As ações da Guarda Municipal (GM) de Novo Hamburgo no município são organizadas pelo Departamento de Ensino da corporação, junto com a Secretaria de Segurança. O cronograma de atividades nas escolas foi construído em parceria com a Secretaria de Educação.

Para a comunidade, também haverá atividades específicas, como o evento simulado de acidente de trânsito que ocorrerá no Centro de Novo Hamburgo, no dia 22 de setembro, com o objetivo de propiciar aos munícipes um momento de reflexão sobre os possíveis impactos de acidente de trânsito. “As ações da Semana Nacional de Trânsito são uma extensão, uma ampliação, de trabalhos da GM que já ocorrem no dia a dia. A conscientização sobre o trânsito deve ser contínua”, salienta o secretário de Segurança, general Roberto Jungthon.

“Da parte do Município, aderimos ao Programa Vida no Trânsito, que contará com trabalho permanente de prevenção a acidentes com vítimas fatais. O grupo de trabalho é composto por uma comissão de análise de acidentes e por um comitê gestor, integrados pela coordenação do Observatório da Segurança e por representantes da diretoria de Trânsito, da GM, da Vigilância em Saúde e de vários órgãos envolvidos no atendimento de acidentes no município, como BM, SAMU, Bombeiros, PRF, PRE e IGP. A comissão vai reunir dados, produzir relatórios e sugerir ações ao comitê gestor do Programa. A adesão do Município a esse programa é um importante passo para a prevenção de acidentes com vítimas em Novo Hamburgo, que tem 250 mil habitantes e é dividido por duas rodovias (BR 116 e ERS 239). O fluxo de veículos é grande e às vezes intenso. O trabalho integrado é fundamental para a prevenção de acidentes graves”, complementa Jungthon. A programação completa da Semana Nacional de Trânsito no município está disponível no site da prefeitura.

Em Pelotas, a Semana Nacional de Trânsito, também terá início neste domingo e contará com diversificada programação, elaborada pelo Município, para promover a conscientização da responsabilidade de cada um em torno do tema “Juntos Salvamos Vidas”. A prefeitura estará à frente das atividades, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), com apoio de parceiros que envolvem variados segmentos da população.

“Para este ano, o Setor de Educação para o Trânsito da STT elaborou programação que envolve ambiente escolar, cultura, palestras educativas e integração nas vias públicas. A participação do público de todas as idades, pais e filhos, professores e alunos, vizinhos, família e amigos é de fundamental importância para consolidar a responsabilidade de todos quanto à preservação da vida”, enfatiza o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam. A programação do município, alusiva a Semana Nacional de Trânsito, está disponível no site da prefeitura.

Projetos escolares participam da conscientização

Antecedendo a Semana Nacional de Trânsito 2022, o Setor de Educação para o Trânsito da STT de Pelotas lançou a oportunidade para escolas receberem a apresentação da peça teatral A Revolta do Sinalzinho Vermelho. Instituições de ensino que desenvolvessem, com seus alunos, conteúdos voltados ao trânsito poderiam relatar seus projetos à STT e concorrer à exibição do teatro na própria escola. Foram vencedoras as unidades de ensino Bernardo de Souza, Mário Quintana, Jornalista Deogar Soares, Nossa Senhora das Dores, LBV e Vinícius de Morais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895