Novo Hamburgo ganha imóvel para construção de posto do Instituto Geral de Perícias

Novo Hamburgo ganha imóvel para construção de posto do Instituto Geral de Perícias

Antigo prédio do Fórum foi doado para o município

Stephany Sander

Antigo prédio do Fórum foi doado para o município

publicidade

Aguardada a mais de dois anos, a abertura de um novo posto do Instituto Geral de Perícias (IGP), em Novo Hamburgo está prestes a se resolver. O problema na mudança surgiu quando foi encontrado o novo imóvel para ser sede do serviço, o prédio do antigo Fórum da cidade, de posse do Governo do Estado que foi doado ao município. O impasse ocorre a partir da Lei Estadual 13.377/10 que determina que o imóvel está destinado ao ‘funcionamento de órgãos públicos municipais, sendo revertido ao patrimônio do Estado caso lhe seja dada destinação diversa’, ou seja, se quiser doar uma parte do prédio ao IGP - vinculado à Secretaria da Segurança Pública - a Prefeitura precisa de garantias formais de que não receberá futuras sanções do próprio Estado.

Isso deve ocorrer nos próximos dias, segundo a coordenadora do Movimento #PAZ, ONG que está por trás da iniciativa. “Tivemos uma reunião muito positiva na tarde de ontem com a Secretaria de Administração e da Segurança do Estado, além da presença de deputados estaduais que estão se disposto a alterar a lei estadual para que a troca de endereço seja possível”, diz ela, destacando que mais uma reunião irá tratar do tema na manhã desta quarta-feira.

Situado na Rua 3 de Outubro, no bairro Pátria Nova, o prédio hoje está desativado mas já foi usado como sede da Guarda Municipal de Novo Hamburgo. No futuro IGP, além das ocorrências do Município, o atendimento será direcionado a mais de 40 cidades dos vales do Sinos e Paranhana em serviços como exames médico-legais, de corpo delito e necropsias e perícias criminais. Após a efetivação da doação o imóvel passará por uma reforma no telhado, obra que será paga pela Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvrs).

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895