Novo Hamburgo habilita mais 17 leitos de UTI

Novo Hamburgo habilita mais 17 leitos de UTI

Dos 43 leitos de UTI disponibilizados pelo Hospital Municipal, 27 são credenciados pelo Ministério da Saúde

Stephany Sander

publicidade

O Hospital Municipal de Novo Hamburgo teve mais 17 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciado. “É importante esclarecer que não se trata de novos leitos, mas estruturas de combate à Covid-19 pelo SUS que estavam sendo custeadas pelos cofres municipais e que, agora, passam a ser financiadas pelo Ministério da Saúde, como deve ser”, explica a prefeita Fátima Daudt.

Ainda conforme ela, o credenciamento destes leitos só foi possível porque o governo do Rio Grande do Sul, assim como os de outros Estados, apelou ao Supremo Tribunal Federal para que o Ministério da Saúde voltasse a custear leitos de UTI para Covid. Ao longo do ano passado, o governo federal descredenciou centenas ou milhares de leitos de UTI no País que estavam sendo utilizados no combate à pandemia.

Com este credenciamento, Novo Hamburgo receberá, a partir de agora, mensalmente, R$ 816 mil para custeio das despesas destes leitos, custo que estava sendo absorvido pelos cofres municipais. Agora, dos 43 leitos de UTI disponibilizados pelo Hospital Municipal, Novo Hamburgo tem 27 credenciados pelo Ministério da Saúde, além de outros oito que ainda estão em análise.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895