Novo Hamburgo lança Portal do IPTU nesta sexta-feira

Novo Hamburgo lança Portal do IPTU nesta sexta-feira

Proposta é antecipar a chegada dos carnês do imposto para que a população já esclareça suas dúvidas

Fernanda Bassôa

Portal apresenta quatro principais canais de pesquisa

publicidade

A Prefeitura de Novo Hamburgo coloca no ar nesta sexta-feira o Portal do IPTU, detalhando as principais mudanças na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir da atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), que atendeu à determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e das alterações no Código Tributário Municipal. A proposta é antecipar a chegada dos carnês do imposto, que começam a ser distribuídos a partir do dia 3 de janeiro, para que a população já esclareça suas dúvidas.

“Como temos feito desde o início, seguiremos tratando esta questão com muita transparência. Vários setores da prefeitura se envolveram na elaboração deste portal, que foi construído pelos servidores da Diretoria de Inclusão Digital”, destacou a prefeita Fátima Daudt. O portal apresenta quatro principais canais, com os títulos IPTU 2022, Pagamento, Revisões e Dúvidas Frequentes, cada um deles com detalhamento, inclusive sobre eventuais recursos. Questões como qual a diferença de valor venal e valor de mercado do imóvel, como é calculado o valor do IPTU, por que a PGV foi atualizada, como contestar o valor do IPTU ou valor venal e muitas outras dúvidas são esclarecidas no Portal do IPTU, criado pela Prefeitura de Novo Hamburgo.

O secretário municipal da Fazenda, Betinho dos Reis, acrescenta que, entre os dias 3 e 20 de janeiro, a Fazenda Municipal irá montar uma estrutura para atendimento presencial no Centro de Inovação Tecnológica (CIT), também para esclarecer dúvidas e receber recursos. “O atendimento será por livre demanda, mas quem quiser evitar filas também poderá agendar. Além disso, teremos uma central telefônica específica para o IPTU”, explica o secretário.

A prefeitura publicou nesta semana o Decreto 9999/2022, oficializando o reajuste de 8,99% no IPTU. Também foi oficializado o desconto de 15% para quem pagar em cota única, com vencimento em 25 de janeiro (um dos maiores descontos do Estado), e as datas de vencimento para quem optar pelo parcelamento, que pode ser feito em até dez vezes, com parcela mínima de R$ 50.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895