Novo Hamburgo tem fim de semana com recorde de vacinas aplicadas

Novo Hamburgo tem fim de semana com recorde de vacinas aplicadas

Em único dia, foram aplicadas 5.570 doses de imunizante contra a Covid-19

Stephany Sander

Número de vacinados é recorde de um único dia em toda a campanha no município

publicidade

O mutirão de vacinação da segunda dose de CoronaVac, realizado por Novo Hamburgo neste sábado, vacinou 5.570 hamburguenses. O número é recorde de um único dia em toda a campanha no município. “Com certeza, é também o melhor desempenho de uma cidade para este sábado no Estado”, acredita o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano. Na sexta-feira, a cidade recebeu 7,5 mil doses da vacina, o que possibilitou o grande mutirão, que também mobilizou dezenas de servidores e voluntários, com dois drives simultâneos, um na Fenac e outro no estacionamento do Centro Administrativo da prefeitura, além de sete unidades da rede básica de saúde.

O município seguirá com a aplicação da segunda dose em atraso deste imunizante a partir de segunda-feira nas unidades da rede básica. Novo Hamburgo se comprometeu com a Secretaria Estadual de Saúde a não avançar com primeira aplicação da CoronaVac e devolver ao Estado as doses que não forem aplicadas após a contemplação das pessoas que aguardam a segunda imunização. “Por isso, é importante que quem ainda não recebeu a segunda dose da CoronaVac procure uma unidade de saúde o quanto antes”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt, lembrando que o município também retoma, na segunda-feira, a aplicação de primeira dose em drives na Fenac, sempre das 9h às 16h.

Na segunda-feira, o drive é destinado a pessoas de 47 e 46 anos sem comorbidades e, na terça-feira, será a vez de quem tem 45 ou mais. Quem tem 51 anos ou mais já pode agendar a vacinação contra a Covid-19 em qualquer uma das unidades de saúde do município. “A estratégia de drive-thru tem sido ótima para evitar aglomeração e vacinar um grande número de pessoas em um único dia”, lembra a prefeita. É preciso apresentar documento com foto e Cartão SUS Novo Hamburgo (não vale o Cartão SUS Nacional) ou comprovante de residência. No caso de o comprovante estar em nome de outra pessoa, é preciso apresentar declaração registrada em cartório de que a pessoa a ser vacinada reside no local.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895