Novo prefeito de São Sepé forma comitê estratégico para conter gastos

Novo prefeito de São Sepé forma comitê estratégico para conter gastos

Objetivo é centralizar o acompanhamento das despesas públicas

Renato Oliveira

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O prefeito João Luiz Vargas (PDT), que assumiu o cargo no último dia 1º, informou que no ano de 2021 será um ano que "precisamos definir novas prioridades em decorrência da pandemia do coronavírus que continua provocando prejuízos". As primeiras medidas de João Luiz estão focadas na contenção de gastos, racionalização administrativa e contingenciamento orçamentário. O objetivo é colocar em execução as medidas foi criado o Comitê Estratégico de Gestão para criação de medidas emergenciais e acompanhamento de gastos.

O Comitê tem como objetivo centralizar o acompanhamento das despesas públicas, estabelecendo diretrizes para a adoção de medidas necessárias à racionalização e otimização dos gastos dos órgãos e das entidades administrativas. O mesmo será composto por cinco membros: o prefeito João Luiz Vargas, o secretário municipal de Administração, Gabriel Pacheco Leão, e outros três servidores nomeados por portaria. O grupo será responsável por acompanhar, analisar, orientar, monitorar e deliberar a programação das despesas de custeios e recursos a serem liberados. Caberá a cada secretário, das diferentes pastas, tomar medidas imediatas visando intensificar a contenção das despesas, como racionamento de energia elétrica, água, telefone, combustível, diárias e horas extras.

O decreto oportuniza a cada órgão da Administração Municipal indicar quais setores têm carência e quais têm excesso de pessoal, redesenhando fluxos e indicando corretamente cada atribuição. Em até 20 dias serão indicadas quais as despesas impostergáveis, e em 90 dias serão apresentados os primeiros desenhos que comporão a segunda fase da Reforma Administrativa do município. A primeira fase deve ser apresentada este mês à Câmara de Vereadores, nos moldes do que já foi divulgado na imprensa, com as alterações necessárias para a nova configuração do Governo Municipal, que extingue Secretarias e cria Escritórios de Gestão.

De acordo com Gabriel Pacheco Leão, o Comitê será essencial para avaliar os custos e despesas da prefeitura, e dessa forma, conseguir honrar o pagamento de servidores e fornecedores, além de executar as ações propostas pela Administração Municipal.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895