Novo presidente da Granpal quer ampliar integração do transporte metropolitano

Novo presidente da Granpal quer ampliar integração do transporte metropolitano

Prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal assumiu entidade nesta quinta-feira

Felipe Samuel

Pascoal ressaltou que os municípios subsidiam o sistema de transporte publico urbano

publicidade

Com o compromisso de ampliar a integração do transporte metropolitano, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, assumiu nesta quinta-feira, na Capital, a presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). Ele substitui o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, e cumpre mandato até 2024. Durante a solenidade, que marcou a posse da nova diretoria, Pascoal alertou que é preciso avançar nas discussões sobre transporte público para entregar um “serviço que seja sustentável e de maior qualidade para o usuário”.

Conforme Pascoal, praticamente todos os grandes municípios da Região Metropolitana aportam recursos na forma de subsídios para a manutenção do sistema de transporte publico urbano. “Só que esse modelo não é sustentável, a gente está colocando cada vez mais dinheiro público no sistema que cada vez mais entrega um serviço de menor qualidade. Por isso que a integração é fundamental para que a gente possa melhorar a eficiência do sistema, reduzir as inúmeras sobreposições de linhas e serviços que a gente tem entre os sistemas urbanos e a RM”, afirmou.

Diante da responsabilidade de liderar uma entidade que representa 20 municípios, Pascoal lembrou que a Granpal assinou um acordo com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) que visa fazer diagnóstico e apresentar soluções para melhorias do sistema de transporte. E a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) também deve assinar o mesmo termo de cooperação. “A gente não acredita numa integração efetiva sem que haja participação dos municípios da região do Estado”, sustentou.

Sobre a reforma tributária, ele afirmou que é necessária e urgente. “Não pode comprometer a autonomia dos municípios, que já são o ente que têm o maior volume de demandas, que as pessoas vão bater na porta para pedir os serviços, mas o mais frágil do ponto de vista da divisão do bolo tributário. Isso precisa ser preservado e potencializado na medida do possível”, reforçou. O prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, lembrou que a entidade é apartidária e elogiou seu antecessor, o prefeito Sebastião Melo.

“Ele construiu protagonismo da Região Metropolitana. Procuramos fazer uma sequência desse trabalho, principalmente em temas com foco no transporte coletivo, que é um problema comum em municípios da RM”, sustentou. O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes afirmou que é importante reforçar o diálogo entre os municípios da Região Metropolitana, que representam 40% da população gaúcha. “O Pascoal é uma das melhores lideranças políticas que temos no Estado”, destacou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895