O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre recebe certificação inédita no Brasil

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre recebe certificação inédita no Brasil

O HPS é primeira instituição pública de saúde a receber o certificado do programa Closer to Zero, de prevenção de lesão por pressão

Paula Maia

Secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter; diretora da enfermaria do HPS, Gladis Jung; diretora-geral do hospital, Tatiana Breyer; diretora do grupo Ibes, Vivian Giudice; gerente de marketink da Smith & Nephew; secretário-adjunto de saúde, César Sulzbach

publicidade

Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre conquistou um marco importante ao se tornar a primeira instituição de saúde pública do Brasil a receber a certificação de práticas clínicas seguras na prevenção de lesão por pressão, que são feridas causadas por longos períodos de internação. A celebração ocorreu na noite desta quinta-feira, no Centro Administrativo Municipal de Porto Alegre.

Após dezesseis meses de acompanhamento e avaliação das práticas adotadas, o HPS foi reconhecido com a certificação do programa programa Closer to Zero, desenvolvido pela multinacional inglesa Smith & Nephew, em parceria com o grupo Ibes.

O secretário da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, afirmou que essa certificação mostra a qualidade do hospital, valoriza e motiva toda a equipe da instituição. “É um hospital de alta complexidade, com uma UTI de queimados, pacientes de longa permanência, politraumatizados. Essa certificação mostra a eficiência e humanização do cuidado. Isso nos deixa bastante motivados. É mérito dos trabalhadores e da direção do hospital”, ressaltou o secretário.

A diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, declarou o sentimento de orgulho com a conquista e assegurou que o hospital continuará atuando com excelência para manter o certificado. “O processo de internação muitas vezes gera outros danos e a prevenção das lesões por pressão diminuí os riscos de complicações relacionadas com a internação. Agora nós temos outro desafio que é manter e buscar a creditação nacional”, afirmou Tatiana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895