“O maior sentimento é de omissão”, diz moradora de Porto Alegre que está sem luz e água

“O maior sentimento é de omissão”, diz moradora de Porto Alegre que está sem luz e água

CEEE Equatorial registra 81 mil clientes sem energia, maior parte na Região Metropolitana. Dmae estima 150 mil pessoas sem água

Paula Maia

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos registra mais de 600 ocorrências de árvores caídas na Capital

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Prestes a completar 72 horas sem luz nem água, moradora do bairro Santa Tereza de Porto Alegre é uma das mais de 150 mil pessoas afetadas pela falta de água e das 81 mil desprovidas de assistência da CEEE Equatorial.

A visão desoladora de árvores caídas sobre casas e calçadas ao redor de sua residência intensifica o sofrimento de Valéria, que, ressalta a ausência de assistência da CEEE Equatorial, e destaca a falta de comunicação e a sensação de abandono.

Desde o temporal da última terça-feira, Valéria, seu marido e a filha de dez anos estão às escuras, sem água desde o dia seguinte. Ela afirma que o sentimento predominante é de omissão e desamparo, com a incerteza sobre quando a situação será normalizada.

“O maior sentimento é de omissão, a gente não tem comunicação nenhuma com a CEEE Equatorial. Antigamente até funcionava, hoje tu não tem comunicação. Tu ficas totalmente sem expectativa. Tu se sente desamparado. A omissão, a falta de notícia, a falta de expectativa é muito ruim, é uma sensação de puro abandono mesmo”, desabafa.

O Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre

(Sindec-POA), Nilton Neco faz uma critica a falta de preparo das autoridades e empresas para lidar com eventos climáticos. Ele enfatiza a necessidade de gestores comprometidos e políticas que antecipem desafios climáticos.

Neco afirma que “é um total desrespeito com a população que paga em dia suas contas e tributos e espera receber um serviço de qualidade e excelência dos gestores públicos e empresários”, e ainda sublinha a perdas de produtos de pequenas empresas, o que compromete o sustendo de suas famílias.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) enfrenta desafios, com 17 Estações de Bombeamento de Água Tratada apresentando problemas de falta de energia e cinco com déficit de nível. O diretor-geral Maurício Loss esclarece que a normalização do serviço ocorre entre 24 a 48 horas após o retorno da eletricidade.

A CEEE Equatorial assegura que o grupo permanece mobilizado para restabelecer a energia, contando com o apoio de equipes de outros estados para a normalização completa.

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos registra mais de 600 ocorrências de árvores caídas na Capital, um levantamento realizado nas ruas que não abrange parques e praças da cidade, refletindo a extensão dos danos causados pelo temporal.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895