O motivo de haver uma casinha de madeira junto ao Paço Municipal

O motivo de haver uma casinha de madeira junto ao Paço Municipal

Estrutura simples chamou atenção ao lado da construção histórica no Centro de Porto Alegre

Correio do Povo

Espaço acomodará material da pintura e equipamentos

publicidade

Para quem passa na frente do Paço Municipal, no Centro de Porto Alegre, chamou a atenção a instalação de uma casinha de madeira, ao lado da porta principal. Feita de material simples, destoa da imponência da construção histórica que a ladeia. A prefeitura explica que não se trata de nenhuma ocupação, protesto ou manifestação artística. O espaço servirá, apenas, para guardar o material utilizado para o trabalho de revitalização do prédio.

Os preparativos para a pintura da parte externa do Paço Municipal, já começaram e a empresa Costamar, vencedora da licitação, colocará andaimes ao redor da área de 2,7 mil metros quadrados da edificação, considerado um dos marcos arquitetônicos da cidade. O casebre acomodará não só material de pintura mas também outros equipamentos e ferramentas necessárias para a reforma, que deverá durar oito meses. A previsão é de que 1.050 litros de tinta, todos doados pela empresa Tintas Renner, sejam usados.

Segundo o arquiteto Luís Merino, da Diretoria de Patrimônio e Memória da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa, primeiramente, as paredes externas passarão por uma lavagem. Depois, será feita a restauração dos rebocos da fachada e, por fim, ocorre a pintura com as cores originais do Paço Municipal, antiga sede administrativa do Executivo e que abrigará no futuro o Museu de Arte de Porto Alegre.

A principal cor da fachada externa será o amarelo-ocre, branco gelo nos adornos e colunas, e verde acetinado nas janelas de madeira.

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895