O rio Uruguai recua e a vida vai voltando ao normal na Fronteira-Oeste

O rio Uruguai recua e a vida vai voltando ao normal na Fronteira-Oeste

o rio Uruguai baixa desde a cabeceira até o extremo oeste

Fred Marcovici

Em Itaqui Exército auxilia na remoção de famílias de volta para casa

publicidade

A quinta-feira nublada e chuva acumulada de 22,3 mm no último período aponta o nível do rio Uruguai declinando desde Itapiranga, Alto Uruguai, Porto Mauá, Porto Lucena e Garruchos.

Aos poucos a vida vai voltando ao normal na Fronteira-Oeste. No baixo Uruguai, em São Borja o rio mede 7,53 m, recuando mais uma vez (cota de atenção 7 m). Conforme o coordenador da Defesa Civil municipal, Moacir Tiecher, os últimos grupos de atingidos que se encontravam fora das residências devem retornar às moradias ainda nesta quinta-feira.

Já Itaqui registra 7,72 m (cota de alerta) descendo. A balsa que liga Itaqui e Alvear na Argentina retomou a travessia ontem. Boa notícia ao transporte de cargas internacionais. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, tenente Valdemarino de Moraes, o cronograma de transporte de pessoas de volta para casa, em andamento, prevê inicialmente os grupos dos abrigos, na sequência as volantes serão tracionadas ao local de origem e por último os atingidos das residências fixas. Pelo menos 85% do total de ribeirinhos afetados retornaram por conta própria para casa até o final da tarde de ontem.

A Secretaria de Obras recolhe o grande volume de lixo deixado pelas águas ou mobiliário e roupas inservíveis que estão em frente às casas. O 1º RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizado) presta apoio à ação.

Em Uruguaiana, a corrente d’água, mede 8,21 m, depois do pico de 12,36 m (cota de alerta) baixando. O trabalho está voltado à limpeza das áreas afetadas pela cheia dos últimos 90 dias. Equipes da Infraestrutura, Exército Brasileiro e Defesa Civil atuam no serviço de recuperação das vias e nos quatro bairros mais atingidos pelas enchentes. O Santo Antônio foi o primeiro deles.

Em Barra do Quaraí, divisa com o Uruguai, o rio Quaraí mede 6,67 m, estacionário (cota de atenção). As 21 famílias desalojadas e duas desabrigadas assistidas pelo município, somam 100 pessoas iniciando o processo de retorno às casas com cautela. As primeiras seis voltaram nas últimas 48 horas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895