OAB/RS realiza Sessão Pública de Desagravo Coletivo, em Porto Alegre

OAB/RS realiza Sessão Pública de Desagravo Coletivo, em Porto Alegre

Na ocasião foram desagravadas sete mulheres advogadas que enfrentaram situações de desrespeito às prerrogativas profissionais

Paula Maia

O presidente da OAB/RS afirmou que a instituição repudia os atos de desrespeitos contra todos os profissionais

publicidade

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS) realizou na noite desta segunda-feira uma Sessão Pública de Desagravo Coletivo, em que foram acolhidas sete manifestações de mulheres advogadas que enfrentaram situações de desrespeito às prerrogativas profissionais. O evento ocorreu na sede da OAB Cubo, em Porto Alegre.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou que esse ato está previsto estatutariamente e visa repudiar os incidentes ocorridos com as advogadas, além de transmitir à sociedade gaúcha que qualquer forma de desrespeito ou intimidação contra advogadas é inaceitável. Lamachia expressou o apoio da OAB/RS às advogadas afetadas e ressaltou o compromisso contínuo da instituição com as questões relacionadas às mulheres na advocacia.

“A OAB/RS abraça e acolhe as colegas, advogadas e advogados agravados e deseja que continuem a atuar diariamente como têm atuado até hoje, com firmeza desse temor, porque a Ordem estará sempre ao lado da advogacia gaúcha”, declarou.

Lamachia também mencionou o Programa de Apoio à Mulher Advogada (PAMA), que oferece recursos para proteger mulheres advogadas diante de situações de violência ou desrespeito às prerrogativas. Ele também lembrou que a sala de acolhimento, na OAB Cubo, está funcionando e é direcionada para as advogadas que sofreram violência de qualquer espécie, seja doméstica ou no exercício da profissão.

As advogadas desagravadas foram Aline Pohren Bueno, Emilia Ruth Karasck, Evelise da Silva Duarte, Fabiane da Rosa Cavalcanti, Karina Tubino El Asmar, Maria Carolina Peres Gschwenter e Marília Chemello Faviero Willsem.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895