Cidades

Obras de requalificação do corredor humanitário terminam na primeira quinzena de novembro

Corredor não precisará mais ser bloqueado totalmente nesta sexta-feira em Porto Alegre

O Corredor Humanitário de Porto Alegre é parcialmente bloqueado nesta sexta-feira, das 9h30min às 16h, para a execução de serviços de pintura da via
O Corredor Humanitário de Porto Alegre é parcialmente bloqueado nesta sexta-feira, das 9h30min às 16h, para a execução de serviços de pintura da via Foto : Camila Cunha

As obras no corredor humanitário, na rua da Conceição, no Centro Histórico de Porto Alegre, devem terminar na primeira quinzena de novembro, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). Na semana passada, a secretaria informou que os trabalhos estavam 90% concluídos. Grama foi plantada no talude, e há a finalização das calçadas na intersecção da avenida Júlio de Castilhos entre a rua da Conceição e na rede pluvial. A contenção lateral com barreiras New Jersey está concluída ao longo de todo o corredor.

Segundo a Smoi, as estruturas foram instaladas para sinalizar o fluxo de veículos e proteger a via, além de impedir a travessia irregular de pedestres. A execução da obra é realizada pela Sultepa e está estimada em R$ 1,4 milhões. “Vamos encerrar o ano com mais uma obra de melhoria na mobilidade e na segurança entregue à população. O corredor humanitário é um marco na história de Porto Alegre”, disse o titular da Smoi, André Flores.

Não está sendo realizado o bloqueio total temporário do corredor para obras de pintura da pista nesta sexta-feira. De acordo com agentes da EPTC, os funcionários da empresa terceirizada que atuam no local desde às 9h30min perceberam que poderiam realizar o serviço em uma faixa por vez. No entanto, houve o alerta de que a situação poderia mudar, em caso de necessidade.

Na manhã desta sexta, eles trabalham na pista da esquerda, e à tarde, devem ir para a pista da direita. Os trabalhos devem encerrar por volta das 16h. Neste sábado, o bloqueio também ocorre de forma similar, e no mesmo horário, das 9h30min às 16h. Com isso, os desvios feitos pelo órgão de trânsito por ruas como a Carlos Chagas e Júlio de Castilhos não serão mais ativos, ao menos em um primeiro momento, mas o local segue monitorado pela EPTC.

Os bloqueios haviam sido anunciados entre a alça de acesso da avenida Castello Branco e a entrada do Túnel da Conceição, no sentido interior-Capital. O corredor foi construído emergencialmente para permitir a passagem de itens emergenciais durante as enchentes de 2024, e suas obras de requalificação estão em sua fase final.

Veja Também