Obras de viadutos avançam e trânsito fica reduzido em frente ao Parque Assis Brasil, em Esteio

Obras de viadutos avançam e trânsito fica reduzido em frente ao Parque Assis Brasil, em Esteio

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, 18% do projeto já foi executado

Fernanda Bassôa

Recentemente foram implantadas 16 vigas de 20 metros de comprimento, pesando 27 toneladas cada uma

publicidade

As obras de construção dos viadutos no entorno do Parque de Exposições Assis Brasil, no km 257 da BR 116, em Esteio, estão aceleradas, com 18% do projeto executado. Quem passa pelo local consegue perceber a intensa movimentação de máquinas e operários, além de desvios e sinalização. Atualmente, técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalham na rua lateral da rodovia, no sentido interior-capital, junto a passarela Esteio da Trensurb.

No local, o trânsito foi reduzido de duas faixas por sentido para uma faixa por sentido para a execução da cabeceira sul do viaduto da rua Celina Kroeff. Essa restrição deve permanecer por cerca de 30 dias. De acordo com o DNIT, Estão em andamento as obras dos viadutos de duplicação da BR 116 e do viaduto Celina Kroeff.

Ambos estão na etapa de superestrutura e simultaneamente acontece a terraplenagem da rua lateral sentido capital-interior. Recentemente foram implantadas no local 16 vigas de 20 metros de comprimento, pesando 27 toneladas cada uma.

O projeto prevê a construção de três viadutos no local. Um deles lateral ao existente, com cerca de 180 metros de comprimento e pista dupla, permitirá a duplicação da passagem por cima da rótula de Esteio, no sentido interior-capital. O viaduto atual será utilizado no sentido capital-interior, transformando a faixa da direita em rua lateral.

O viaduto Celina Kroeff terá 161 metros de comprimento e pista dupla, permitindo uma maior fluidez no trânsito entre a avenida Celina e a BR 116, em ambos os sentidos. Já o terceiro viaduto, de retorno à BR 116, próximo ao km 257,5, terá 68 metros de comprimento e três faixas em cada sentido.

Marina Silva Pereira, moradora do bairro Novo Esteio, está ansiosa pela finalização dos trabalhos. Segundo ela, a mobilidade dos moradores para o Centro da cidade ficou bem complicada com a quantidade de desvios e de máquinas que diariamente operam no local. “Tenho certeza que esta obra vai melhorar muito o fluxo de veículos na BR 116 e especialmente no período de Expointer, mas hoje ela causa certos transtornos. Esperamos que ela seja finalizada com rapidez para que mostre benefícios para nossa comunidade".

Os trabalhos estão sendo executados pelo Consórcio BR 116 Norte, composto pelas empresas MAC Engenharia, Sogel Construtora, ETERC Engenharia e Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda. O investimento total dos três viadutos, incluindo a pavimentação das ruas laterais, é de aproximadamente R$ 120 milhões.

Os novos dispositivos, depois de concluídos, vão facilitar o acesso dos visitantes ao parque e o retorno adequado para a BR 116. De acordo com a autarquia, o prazo de conclusão dos serviços está previsto para o segundo semestre deste ano, mas até lá estão previstos novos bloqueios que serão comunicados. As obras integram o lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR 116, que visa ampliar a capacidade de tráfego e fluidez em 38,5 quilômetros da rodovia, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895