Obras do porto de Arroio do Sal podem iniciar no primeiro semestre de 2021

Obras do porto de Arroio do Sal podem iniciar no primeiro semestre de 2021

Cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos deverão ser gerados na operação

Gabriel Guedes

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Até o início deste ano, a curiosidade de moradores e veranistas era saber em que local exato surgirá o tal porto de Arroio do Sal, no Litoral Norte. Especulações apontavam que o empreendimento poderia ser instalado nas imediações da Praia de Rondinha ou no Balneário Arroio Seco.

Devido a uma série de fatores, como disponibilidade de áreas, facilidade de acesso e condições ideiais de calado, a segunda opção, segundo o secretário de Meio Ambiente, Agropecuária e Pesca de Arroio do Sal, Luiz Carlos Schmitt, é a escolha do grupo de russos dispostos a investir no empreendimento capitaneado pela Doha Investimentos e Participações S/A. 

Além da definição da localização, Schmitt, que apresentou os detalhes do empreendimento a empresários e lideranças do município no dia 14 de agosto, confirmou que a empresa vai iniciar neste mês as obras da sede administrativa, e que já está buscando as licenças ambientais, para iniciar as obras no primeiro semestre do ano que vem. Cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos deverão ser gerados a partir da operação do porto e estima-se que sejam investidos pelo menos R$ 1 bilhão de dólares.

"Favorabilidade"

Conforme Schmitt, a Prefeitura já emitiu um documento denominado de “favorabilidade”, que está assinado por ele, pela Procuradoria Geral do Município e o prefeito, Affonso Flávio Angst, o Bolão, sinalizando que Arroio do Sal está disposta a receber o empreendimento. “A Doha encaminhou o documento para a Secretaria, para que a gente concedesse uma licença ambiental para montagem do escritório. A partir disso foi concedida a licença para a sede de 1.000 metros quadrados. Também encaminharam a licença para construção, obtiveram a viabilidade junto a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e a agora está sendo realizada a parte de licenciamento ambiental junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente)”, descreve.

Em abril do ano passado, a Marinha do Brasil informou que realizou a atualização da batimetria - que traça o perfil de profundidade - pelo navio oceanográfico Antares. Também foram avaliados os ciclos das marés lunares na região entre o Rio Mampituba e a barra do Rio Tramandaí. Se observou que a profundidade na costa de Arroio do Sal chega a 30 metros, mais especificamente em Arroio Seco.

“Para que se tenha os maiores navios do mundo atracados se necessita de um calado de 27 metros”, lembra o secretário. Para aproveitar esta característica, a Doha projetou um terminal do tipo offshore, onde uma ponte de concreto ou quebramar dá acesso a uma ilha artificial que ficará situada a 2.200 metros da praia, onde estará o cais.

Praia

O projeto é semelhante a instalações portuárias de Itapoá, em Santa Catarina, e Pecém, no Ceará. Schmitt garante que o projeto ocupará pouco espaço na praia. Em Arroio Seco, a área de terra a ser utilizada tem cerca de 200 metros de largura, mas possui acesso livre a ERS 389, a Estrada do Mar. “Uma ponte sobre a Lagoa Itapeva vai dar acesso direto de veículos pesados da BR 101, em Três Cachoeiras, ao terminal”, adianta. Também não serão necessárias desapropriações. Quando entrar em operação, o que ainda não tem uma data para acontecer, espera-se a geração de 900 a 1.000 empregos diretos.

Em dezembro de 2019, investidores russos estiveram em visita ao RS e conheceram o local. Também assinaram um protocolo de intenções com o governo do estado e município. Além dos investidores, o documento contém o aval da então diretora geral do Comitê Nacional para a Cooperação Econômica com os Países da América Latina do governo da Rússia, Tatyana Mashkova. O diretor administrativo da Doha, Anderson Leobino, estava em viagem ontem e preferiu não conceder entrevista sobre o assunto. “Vai ser um dos portos mais modernos do mundo. Vai ser bom para o Rio Grande do Sul, que não precisará contar exclusivamente com Rio Grande, um porto que requer dragagem constante”, conclui o representante da Prefeitura de Arroio do Sal.


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