Obras na Usina do Gasômetro avançam e se aproximam dos 70% de conclusão

Obras na Usina do Gasômetro avançam e se aproximam dos 70% de conclusão

Valor atual do contrato para requalificação do espaço na Capital ultrapassa R$ 19,5 milhões

Felipe Faleiro

Tapumes ainda estão no entorno das obras de prédio histórico da Capital

publicidade

Avançam os trabalhos de requalificação da Usina do Gasômetro, conforme a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) de Porto Alegre. De acordo com o painel de transparência das obras públicas da Prefeitura, o projeto está 66% concluído, e o valor do contrato já ultrapassa R$ 19,5 milhões. “A obra está em fase de conclusão dos acabamentos de pisos, impermeabilizações, escadas, elevadores, monta-cargas e pinturas”, afirma o titular da Smoi, o secretário André Flores.

No último dia 9, foi assinado um novo termo aditivo, prorrogando o prazo de execução dos serviços até 15 de abril de 2024, e do contrato para até 15 de julho do ano que vem. Iniciada em janeiro de 2020, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) a obra executada pelo consórcio RAC/Arquibrasil tinha prazo final de término em março do ano seguinte, mas houve sucessivas prorrogações, algumas em razão da pandemia, mas também são apontados “erros no projeto”. 

A atual, conforme Flores, “se dá pela complexidade de ser um prédio histórico de quase cem anos, e para que todos os serviços possam ser executados com os devidos cuidados”, afirma ele. Ao mesmo tempo, estão finalizadas as estruturas das escadas, fechamento de alvenarias, pinturas e alguns ambientes e os banheiros. Outro contrato em andamento é ao da recuperação da chaminé da usina, cujo contrato foi assinado com a ELC Engenharia em julho deste ano, e no qual a Smoi recebeu na semana passada a primeira versão do relatório técnico.

“Estamos fazendo a análise deste laudo, para que possamos determinar os próximos passos. A primeira parte do projeto foi executada, e agora, a expectativa é que até o final de outubro possamos definir as próximas etapas”, explica o secretário. O prazo está dentro dos 90 dias estimados pela Prefeitura para elaboração dos laudos, a partir do começo de agosto. Depois deste período, haverá o processo de contratação da empresa para o restauro da estrutura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895