Oficializada a criação do Parque Natural da Barra do Rio Grande

Oficializada a criação do Parque Natural da Barra do Rio Grande

Iniciativa pretende preservar a biodiversidade de 439 hectares na praia do Cassino

Angélica Silveira

O parque também desempenha papel importante na contenção de alagamentos na zona urbana, servindo como uma área de absorção para grandes volumes de água excedente de rios e arroios que desaguam na Lagoa dos Patos

publicidade

O Prefeito de Rio Grande, Fábio Branco já assinou o decreto que torna oficial a criação do Parque Natural Municipal da Barra do Rio Grande. Em uma área de 439,66 hectares, o projeto estabelece uma Unidade de Conservação para preservar a biodiversidade local.

Para o Prefeito, a preservação desses ecossistemas não apenas beneficia a natureza, mas também tem impacto direto na qualidade de vida das comunidades locais e na sustentabilidade das atividades econômicas. “É de extrema importância que sejam implementadas medidas efetivas de proteção e manejo sustentável dessas áreas, garantindo assim a continuidade dos serviços ecossistêmicos de preservação da biodiversidade para as gerações futuras”, observou.

A área preservada abrange desde o final do Loteamento ABCX até a região dos Molhes da Barra, incluindo uma pequena porção do estuário da Lagoa dos Patos, que abriga centenas de espécies de fauna e flora diferentes. Além de preservar a biodiversidade, o parque também desempenha papel importante na contenção de alagamentos na zona urbana, servindo como uma área de absorção para grandes volumes de água excedente de rios e arroios que desaguam na Lagoa.

O projeto também trás vantagens econômicas para o município. Entre elas está a possibilidade de incrementar a arrecadação por meio do ICMS Ecológico, bem como receber compensações ambientais de atividades exercidas no distrito industrial.

A partir da assinatura do decreto começa o processo de gestão da área. Segundo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Pedro Fruet, um departamento de Unidades de Conservação deverá ser criado dentro da Secretaria, para cuidar dessas áreas. A tipologia de UC de proteção integral também permite projetos de visitação, pesquisa cientifica e educação ambiental. Ainda de acordo com Fruet, oferecer estas possibilidades está nos planos, porém em longo prazo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895