Onda de calor vai agravar risco de temporais fortes no RS, alerta MetSul

Onda de calor vai agravar risco de temporais fortes no RS, alerta MetSul

Volumes de chuva podem ser muito altos na Metade Sul até domingo, passando de 100 mm em vários municípios

Correio do Povo

Ruas seguem alagadas em Eldorado do Sul devido às enchentes

publicidade

Uma onda de calor vai aumentar o risco de tempestades no Rio Grande do Sul no final desta semana e durante o sábado e o domingo, alertou a MetSul Meteorologia. Não se trata de quadro de tempo severo generalizado, e os temporais tendem a ser localizados, embora potencialmente fortes em alguns pontos.

Na sexta-feira e no fim de semana, uma massa de ar quente vai atingir o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. Parte deste ar muito quente chegará também ao território gaúcho, atuando mais nas metades Norte e Oeste, sobretudo no Noroeste. A temperatura deve passar dos 35ºC em municípios do Noroeste, com possibilidade de marcas perto ou ao redor dos 40ºC no extremo Noroeste gaúcho.

Com umidade presente sobre o Estado, o avanço do ar quente vai gerar intensas áreas de instabilidade isoladas, que podem provocar temporais localizados. Será alto o risco de vendavais e de granizo, que em alguns pontos podem provocar danos.

A tendência é que estas áreas de instabilidade se formem onde haja maior presença de umidade, o que no caso destes dias ocorrerá mais no Centro, Oeste e o Sul do Estado. Na Metade Sul, os volumes de chuva podem ser muito altos até domingo, passando de 100 mm em vários municípios.

Como a atmosfera estará mais aquecida sobre a Metade Norte, núcleos de instabilidade também podem se formar com temporais isolados fortes a severos nos próximos dias do Centro para o Norte do Estado. O risco de temporais na Metade Norte gaúcha e nos demais estados do Sul aumenta principalmente na sexta e no fim de semana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895