Onze estações são necessárias para expansão da Trensurb até Alvorada, diz presidente da estatal

Onze estações são necessárias para expansão da Trensurb até Alvorada, diz presidente da estatal

Investimento para ampliação do serviço e melhoria da frota é estimado em R$ 6 bilhões

Giovani Gafforelli / Rádio Guaíba

publicidade

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) planeja aumentar a linha que atualmente compreende Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo, até a cidade de Alvorada. Para tanto, seriam necessários a construção de 11 estações que ligariam a estação Aeroporto até a cidade da Região Metropolitana. A declaração foi feita pelo presidente da estatal, Fernando Marroni, em entrevista nesta segunda-feira ao programa Bom Dia, da Rádio Guaíba.

Conforme Marroni, as 11 estações com pista elevada iriam das avenidas Sertório e Assis Brasil até Alvorada. Apesar de já existirem estudos que garantam a viabilidade do empreendimento, Marroni destaca que os recursos ainda não estão garantidos, e explica os valores para a viabilidade da expansão das linhas.

“Para a obra em si e a renovação da frota da Trensurb, porque teria que operar com os trens mais modernos, que não tem ar-condicionado e o pessoal reclama, que são trens ineficientes, muito antigos e que consomem muita energia, nós teremos que substituir essa frota e ampliar essa linha até Alvorada. A previsão inicial que nós temos é da ordem de R$ 6 bilhões”, detalha.

QRcode

Após implementar o PIX como forma de pagamento da passagem de trem, a empresa lança nesta segunda-feira (30), a forma de pagamento por QRcode. Marroni explica que a empresa está sempre buscando alternativas para facilitar a vida dos usuários do modal ferroviário de transporte de passageiros.

“Hoje, a partir das 11h, nós vamos inaugurar o QRcode. São ferramentas que nós temos disponibilizadas para integração, nós temos o TEU, o SIM, e a próxima etapa será o cartão de crédito para que se complete todas as possibilidades para o usuário pagar a sua passagem, com PIX, QRcode ou, em breve, com cartão de crédito”, destacou Fernando Marroni.

Confusão na estação Mercado 

Após a partida entre Inter e Santos, no Estádio Beira Rio, integrantes de torcidas organizadas do colorado se envolveram em uma confusão generalizada após a vitória dos gaúchos por 7×1, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, e acabaram depredando a estação Mercado. Fernando Marroni afirma que a conta do prejuízo foi enviada ao Internacional, e que medidas legais podem ser tomadas.

“Os clubes são responsáveis por suas torcidas organizadas, então a conta vai para o Internacional. Nós já fizemos essa cobrança administrativa, notificamos o clube do ocorrido e nós estamos aguardando agora a manifestação do clube. Evidentemente que vamos até as vias legais, se for o caso”, afirmou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895