Operação Inverno terá mais de mil vagas em abrigos de Porto Alegre

Operação Inverno terá mais de mil vagas em abrigos de Porto Alegre

Será um acréscimo de 227 vagas na rede municipal de proteção social em abrigos, albergues e pousadas, em relação ao ano passado

Christian Bueller

Melo esteve com Simon em um dos locais que disponibilizarão mais vagas

publicidade

No fim da tarde desta quinta-feira, a Prefeitura de Porto Alegre lança a Operação Inverno 2023, com o objetivo de acolher a população de rua nos meses mais frios do ano. Neste ano, serão disponibilizadas 1.047 vagas na rede municipal de proteção social em abrigos, albergues e pousadas, um acréscimo de 227 vagas em relação ao ano passado.

Para marcar o início das ações, mais cedo, o prefeito Sebastião Melo visitou, ao lado do presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Tiago Simon, visitaram o Albergue Acolher, no bairro Vila Jardim, onde há 14 destas novas vagas. “Temos uma boa rede de proteção na Capital e muitos parceiros, este albergue é deles. Este ano terá espaço para 90 pessoas, que podem tomar banho quente, ter uma boa comida, dormir. Em um segundo momento, vamos nos socorrer do Gigantinho porque chega o inverno e a população responde muito bem”, diz Melo.

Para Simon, é preciso haver uma articulação entre poder público e sociedade civil para atender à população mais vulnerável no inverno. “Reforçamos a rede de proteção e a abordagem social será intensa nos dias de frio extremo. Precisamos oferecer o acolhimento institucional para aqueles que mais precisam”, ressalta Simon. A segunda etapa é acionada quando a temperatura chega ou desce abaixo de 5 graus. Neste caso, entra em ação o Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana, como alternativa para acomodação extra.

Como será a operação

A estrutura conta com a parceria da Cruz Vermelha, Unimed Porto Alegre, além de grupos voluntários para alimentação - Cozinha e Servir e a Associação Só os Fortes. Também são parceiros o Comando Militar do Sul e o Sport Club Internacional.

Junto ao Gabinete da Causa Animal, os acolhidos contarão com espaços para os pets. A equipe atuará com orientação de cuidado e encaminhamentos para castração e outros atendimentos. Dos 25 espaços de acolhimento, nove aceitam animais. A entrada dos pets será avaliada conforme o comportamento e capacidade de convivência. Ao acessar o espaço, o tutor deve assinar um termo de castração.

A Central de Abordagem pode ser acionada via 156 opção 7. São 11 equipes que percorrem todas as regiões de Porto Alegre diariamente.

Doações - Alimentos podem ser doados nos locais abaixo:

- Sede da Fasc (avenida Ipiranga, 310 - Praia de Belas – andar térreo): de segunda a sexta feira, das 9h às 17h

- Ginásio do Demhab (rua Conde D'Eu, 66, Santana): exclusivamente em dias de abertura, às 19h e às 7h

Rede de atendimento noturno

- Albergue Dias da Cruz (12h): avenida Azenha, 366 – Azenha

- Albergue Acolher 1: (12h): rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim

- Albergue Acolher 2 (12h): rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Centros POP

Oferecem equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

- Centro POP 1 - Santana - avenida João Pessoa, 2.384

- Centro POP 2 - Floresta - rua Gaspar Martins, 114/120

- Centro POP 3 - Navegantes - avenida França, 496

Restaurantes Populares (almoço)

Centro - rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)

Vila Cruzeiro - rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)

Lomba do Pinheiro - rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)

Restinga - estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)

Zona Norte - rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)

Agasalho e alimento

A Campanha do Agasalho e do Alimento também está de volta. Coordenada pelo gabinete da primeira-dama Valeria Leopoldino, a prefeitura está arrecadando roupas de inverno em bom estado, alimentos não perecíveis, cobertores e produtos de higiene pessoal.

Pontos de doação:

Paço Municipal (Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico)

Centro Administrativo Municipal (Rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico)

Zaffari Otto (Av. Otto Niemeyer, 601 – Tristeza)

Zaffari Hípica (Av. Juca Batista, 4255 – Hípica)

Zaffari Centerlar (Av. Sertório, 8000 – Sarandi)

Zaffari Fernando Machado (R. Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico)


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895