Outubro Rosa: hospital de Porto Alegre oferece exames e consultas gratuitas para mulheres

Outubro Rosa: hospital de Porto Alegre oferece exames e consultas gratuitas para mulheres

Hospital Ernesto Dornelles quer atender mulheres sem cobertura de plano de saúde e prestar assistência na realização de exames de prevenção contra o câncer de mama

Paula Maia

Mais de 300 mulheres foram atendidas na Campanha Outubro Rosa realizada no Hospital Ernesto Dornelles

publicidade

Mais uma edição da Campanha Outubro Rosa foi realizada no Hospital Ernesto Dornelles (HED). Na ação desta quarta-feira, foram oferecidos consultas e exames gratuitos para mulheres acima de 40 anos, sem cobertura de plano de saúde ou que tiveram algum tipo de alteração nas mamas. Ao todo foram 377 atendimentos. 

O Coordenador do Centro de Atenção à Saúde da Mulher do HED, Mario Schorr, afirma que é importante a conscientização, mas ressalta que a campanha do HED vai além, trazendo uma celeridade no processo de diagnóstico e encaminhamento para o tratamento no Sistema Único de Saúde. “Nunca é demais você falar sobre a prevenção e sobre o diagnóstico. Mas a nossa ideia é dar um passo a mais. Atender, acolher, mostrar para as pessoas que sabem da importância dos exames que essa jornada do diagnóstico pode ser mais leve e ágil. Que as mulheres sejam acolhidas”, explicou o especialista destacando a importância dos exames para quem tem algum sintoma ou histórico familiar.

Larissa Riva Roman, médica radiologista especialista em mama, lembrou da importância da identificação precoce do câncer de mama. “O rastreamento de câncer de mama inicia a partir dos 40 anos com mamografia. Fazemos um exame complementar que é a ecografia mamária, que ajuda a detectar o câncer precocemente, o que torna as chances de cura muito mais elevadas”, garantiu. No exame é possível detectar lesões iniciais, o que pode fazer uma grande diferença na hora do tratamento. “É uma ação que salva vidas”, declarou.

Maurilda Machado Bento, tem 68 anos e afirma que faz os exames de prevenção todos os anos. Ela tem um caso de câncer na família e, por isso, faz os exames de prevenção desde os 35 anos. “Essa ação é um incentivo para as mulheres que estão tão necessitadas. O câncer de mama é uma doença que mata mesmo, e ele é silencioso. Se você não fizer o exame preventivo, está sujeita a ser pega de surpresa.” 

Jussara dos Santos Machado, também tem 68 anos e todo ano refaz os exames. Ela contou que saiu do bairro Agranomia para ser atendida no HED na campanha que considera de extrema importância. “Que pena que têm pessoas que não fazem. É de cada um. Eu tenho na minha família pessoas que não querem fazer. Eu faço desde os 30 anos”, destacou.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895