Pó branco de refinaria aparece em bairros de Canoas

Pó branco de refinaria aparece em bairros de Canoas

Conforme a Petrobras, a substância que foi emitida no ar não é tóxica

Correio do Povo

População deve agendar o serviço de limpeza junto a Refap

publicidade

Uma espécie de pó branco foi registrada em veículos e residências em Canoas no amanhecer deste domingo. Conforme a Petrobras, houve escape pontual de catalisador, durante procedimento operacional em uma das unidades da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), que está em processo de partida. “A substância que foi emitida no ar não é tóxica e já foi contida.” A substância em questão é o catalisador FCC. A Petrobras esclareceu que notificou o órgão ambiental competente e os grupos de moradores e que está providenciando a limpeza das proximidades.

A Prefeitura de Canoas informou que os bairros mais afetados foram Ozanam, Parque Universitário e São José. Materiais foram coletados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fepam e uma visita técnica foi realizada no interior da empresa, verificando que a situação estava controlada, não gerando danos para a saúde das pessoas.

A Refap garantiu que não repetirá mais a metodologia aplicada e se comprometeu a limpar os locais afetados pela fuligem. Para isso, é necessário que a população ligue para agendar o serviço pelo telefone 0800 2828 280. A prefeitura segue acompanhando o caso e cobrando celeridade na conclusão dos testes para a divulgação de um relatório final, que determinará a atuação da Refap pelos acontecimentos citados.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895