Pórtico de Cachoeira do Sul, localizado na BR 153, começa a tomar forma

Pórtico de Cachoeira do Sul, localizado na BR 153, começa a tomar forma

Em cada lado da via serão colocados sete postes metálicos e mais um totem luminoso com três lados

Correio do Povo

A primeira parte da obra foi concluída e as próximas etapas já estão definidas

publicidade

O pórtico que será instalado na BR 153, no bairro Fátima, em Cachoeira do Sul, começou a tomar forma. A obra está sendo realizada por meio da parceria entre a prefeitura e a Cooperativa Sicredi Centro Leste RS. Nesta etapa de construção das fundações, quem passa pelo local ainda não vê a estrutura metálica, mas ela é considerada uma das mais importantes da obra, pois dará sustentação para os postes metálicos do pórtico.

Conforme o responsável técnico da obra, o engenheiro civil Maurício Anton, nesta primeira etapa foram feitas as aberturas dos buracos para montagem das formas dos blocos de fundação, bem como armações de ferro e posicionamento dos gabaritos dos postes metálicos e concretagem da estrutura, onde foram utilizados 26 metros cúbicos de concreto. Agora, é necessário aguardar um período de 28 dias para cura do concreto, de maneira que ele alcance a resistência projetada.

O posicionamento dos gabaritos na forma dos blocos foi feito com auxílio de topógrafo, a fim de atender ao correto posicionamento de acordo com o projeto. Estes gabaritos servirão para posterior instalação dos postes metálicos, cuja ligação será parafusada. Em cada lado da via serão colocados sete postes metálicos e mais um totem luminoso com três lados, que trarão o nome da cidade, logomarca das empresas parceiras e a descrição “Bem-vindo” para quem chega e “Boa Viagem” para quem está deixando a cidade.

Maurício explica que os postes metálicos simbolizarão cachos de arroz em uma referência ao município, capital nacional e estadual do produto. O mais alto dos postes terá dez metros de altura. A ideia, assim como o projeto, foi desenvolvida por meio de uma disciplina ofertada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Cachoeira do Sul, no curso de Arquitetura e Urbanismo.

As próximas etapas da obra já estão definidas. Em breve começa a construção dos muros de contenção da escadaria e estacionamento, vigas da escadaria, finalização da terraplanagem, bancos de concreto, postes de iluminação e pavimentação da área com bloco intertravado de concreto (cerca de 1.900 m²), nesta ordem. A finalização será feita com ajardinamento. Além de gramas serão utilizadas árvores frutíferas, pois a ideia é que o espaço seja um ponto de encontro e de lazer.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895