Pacto Pelotas Pela Paz completa quatro anos na luta contra o crime

Pacto Pelotas Pela Paz completa quatro anos na luta contra o crime

Iniciativa faz parte do eixo de mudança de comportamento nos espaços públicos

Angélica Silveira

publicidade

Nesta quarta-feira o Pacto Pelotas Pela Paz completou quatro anos de existência e para comemorar a data foi realizado um ato na Escola Municipal Mario Meneghetti. Entre as autoridades presentes estavam a prefeita Paula Mascarenhas, o deputado federal Daniel Trzeciak, o secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana e a coordenadora executiva do Pacto, Aline Crochemore Maicá. O Pacto é formado por um conjunto de estratégias que buscam a redução da criminalidade e a promoção de uma cultura de paz a partir de ações que envolvem inúmeras instituições que representam a sociedade.

Em sua fala, a prefeita explicou que o ato ocorreu na escola para mostrar que os colégios são os grandes centros de prevenção a violência. Na oportunidade foi realizado o plantio de flores em um canteiro intitulado “Vidas que Florescem”. O canteiro tem a logomarca do Pacto Pela Paz e o ato representa as 181 vidas preservadas, entre agosto de 2017 e julho deste ano. Também foi realizada uma homenagem póstuma à ex-diretora da escola, Bianca Aires da Silva. A biblioteca recebeu o nome da professora que faleceu em abril devido a complicações da Covid-19.

No evento a prefeita assinou a carta compromisso de adesão do município de Pelotas ao Projeto Pé de Infância, da rede Urban 95. A iniciativa faz parte do eixo de mudança de comportamento nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam os primeiros seis anos de vida das crianças, com ações para incentivar a cantar, brincar e contar histórias. A prefeita apresentou os números do Pacto. Pelo relatório, os homicídios dolosos que em 2017 chegaram a 107, neste ano, até junho estão em 10.

Os latrocínios tiveram seu pior momento na cidade em 2016 quando foram registrados 11 crimes desta natureza. Neste ano, até junho ocorreram dois latrocínios na cidade. O roubo a pedestre de 2016 a 2021 teve uma diminuição de 74%. No mesmo período o roubo a estabelecimento comercial diminuiu 73% e o a transporte público e coletivo 95%, a veículos 67%. Por fim, o roubo a residência caiu pela metade no período.

Inspirado nas ações do Pacto pela Paz, os prefeitos das 22 cidades que integram a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) implantaram um Gabinete de Gestão Integrada (GGI) para investir em um plano regional de segurança pública envolvendo os prefeitos dos 22 municípios e as instituições de segurança pública e justiça criminal da região. “O GGI Regional é uma iniciativa pioneira no interior do Estado e se constitui como um espaço de interlocução permanente entre os municípios e as diversas instituições que atuam na segurança pública e no sistema de justiça criminal”, explica o consultor da Azonasul para políticas de segurança pública, Samuel Rivero. O objetivo é avançar no estreitamento das relações entre as cidades da região no campo da segurança, fomentando a integração e a cooperação para o desenvolvimento de estudos e estratégias conjuntas, otimizando recursos e ampliando os impactos e resultados. O GGI vai identificar demandas e eleger prioridades, coordenar ações integradas, fomentar encontros e fóruns periódicos e interagir diretamente com a sociedade, com transparência e proatividade”, finaliza Rivero.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895