Palestra de representante Yanomami abre o Fórum Internacional Ambiental em Porto Alegre

Palestra de representante Yanomami abre o Fórum Internacional Ambiental em Porto Alegre

Evento está em sua 12ª edição e é promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) no Auditório da Famecos, no campus da PUCRS

Guilherme Sperafico

Junior Hekurari Yanomami palestrou ao público que tinha, inclusive, representantes indígenas do RS

publicidade

Em solenidade realizada no auditório da Famecos, no campus da PUCRS, na noite de terça-feira, foi aberta a programação do 12º Fórum Internacional Ambiental (FIMA). Com o tema central Água e Energias Renováveis, o evento é promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). O destaque da noite foi a conferência com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami (Codisi-YY) e da URIHI – Associação Yanomami, Junior Hekurari Yanomami.

A abertura contou com a participação de diversas autoridades do Ministério Público, Prefetiura, Assembleia Legislativa, entidades e associações de imprensa, além de professores, alunos e representantes da PUCRS. Os painéis e palestras seguem na quarta-feira, a partir das 9h.

Principal palestrante do primeiro dia, Yanomami tem se destacado como um dos mais influentes representantes do seu povo, com denúncias que apontam a morte de crianças indígenas por contaminação com mercúrio usado nos garimpos. Ele também é autor de denúncias sobre a retirada de madeira da Amazônia. Em sua participação, trouxe a temática da floresta, que considera de fundamental importância para todos. “Através da floresta que a gente respira, se alimenta e toma água, por exemplo. Neste congresso teremos voz para conscientizar a sociedade e poder ajudar, principalmente, os povos indígenas que estão morando dentro da floresta” disse.

Como organizador do FIMA, o presidente da ARI, jornalista José Nunes, pontuou que a 12ª edição tem a mesma temática da que pautou a primeira, quando ainda era chamado de Fórum da Água. Ele também ressaltou a importância da imprensa na divulgação da realidade indígena. “Desde que iniciei a organização do fórum em 2022, como presidente da ARI, sempre fiz questão de dar voz aos povos indígenas. Esta é uma questão que entendemos ser um compromisso nosso como comunicadores, dar voz a esses povos tão sofridos em todo o país”, afirma.

O evento é aberto aos jornalistas e público em geral, mas a proposta da ARI é envolver especialmente os estudantes universitários, em especial das faculdades de Jornalismo. Dentro da edição deste ano, acontece também a 1º Mostra Universitária de Jornalismo Ambiental, produzida em articulação com o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental da Ufrgs, reunindo reportagens especiais sobre meio ambiente.

Fórum Internacional Ambiental | Foto: Fabiano do Amaral

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895