Palestra divulga a campanha Valores que Ficam na Assembleia Legislativa

Palestra divulga a campanha Valores que Ficam na Assembleia Legislativa

Iniciativa incentiva pessoas físicas a destinarem até 6% do imposto de renda para os fundos dos direitos da criança e do adolescente e da pessoa idosa

Guilherme Sperafico

Palestra aconteceu no Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa

publicidade

O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional promoveu na tarde desta quinta-feira (29), uma palestra para tratar da campanha Valores que Ficam. Criada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2019, a iniciativa incentiva pessoas físicas a destinarem até 6% do imposto de renda devido para os fundos dos direitos da criança e do adolescente e para os fundos da pessoa idosa.

Entre os palestrantes estava a representante de Cidadania Fiscal na Receita Federal, Joseane Hagelin, e o vice-presidente Legislativo e Institucional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon RS), Celso Luft.

Joseane explicou como as prefeituras podem regularizar os fundos municipais, detalhando os procedimentos a serem realizados. Já Luft citou números de destinação do imposto de renda devido nos últimos anos em diferentes municípios gaúchos e apresentou os passos para que os contribuintes façam a destinação diretamente no programa de declaração do Imposto de Renda.

O contribuinte pode fazer a destinação em qualquer período do ano, mas o foco da campanha é estimular que ela ocorra durante período da entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (15 de março a 31 de maio). Pessoas jurídicas podem destinar até 2% do imposto devido.

O diretor do Fórum Democrático, Altenir Rodrigues da Silva, informou que, em 2023, a campanha atingiu R$ 35,3 milhões em destinação aos dois fundos no RS, mas o potencial de destinação no estado é de R$ 700 milhões.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895