Palmeira das Missões completa 148 anos

Palmeira das Missões completa 148 anos

Formação da cidade teve início na Praça da Vila Velha

Agostinho Piovesan

O primeiro núcleo urbano do município é datado de 1.724

publicidade

Palmeira das Missões completa 148 anos nesta sexta. A data foi lembrada durante ato realizado em frente ao Centro Administrativo, nesta quinta-feira, com a presença do prefeito Evandro Massing, do vice-prefeito Régis Lorenzoni, de secretários e lideranças convidadas. Massing lembrou a história do município, desde a antiga “Vilinha da Palmeira”. “Palmeira das Missões é mãe de dezenas de municípios, antigos distritos que ao longo da história foram se emancipando e ganhando vida própria”, disse.

O chefe do Poder Executivo afirma que o município tem muitos desafios a serem enfrentados, nas mais diversas áreas, entre as quais saúde e geração de empregos. “Temos a caminhada visando colocar em funcionamento o Hospital Público Regional (HPR) em fase de construção. Neste caso, tudo se encaminha de forma positiva”, observa.

Massing cita, ainda, a caminhada que deverá garantir o funcionamento de um grande laticínio no prédio onde, por muitos anos, funcionou a indústria da Nestlé, numa área no km 9 da BR 468. “Aproveitamos para parabenizar toda a comunidade palmeirense, os prefeitos, outras lideranças políticas que fazem parte da história do município, bem como a classe empresarial, os produtores rurais e demais agentes dos demais setores, como saúde, educação, entre outros”, destacou.

A Administração Municipal adianta que, no dia 6 de maio do próximo ano, será lançada uma programação que será realizada durante um ano, culminando com a data dos 150 anos de Palmeira das Missões, em 2024. Além disso, o Poder Público informa que o 35º Carijo da Canção Gaúcha, que será realizado de 25 a 29 deste mês, é um dos eventos que vai lembrar os 148 anos da cidade.

O município de Palmeira das Missões, 5º distrito do município de Cruz Alta, em 1.834 possuía uma extensão territorial de 15.600 km². O primeiro núcleo urbano consta de 1.724, sendo que em 1.821, foi denominado Vilinha, nome este atribuído pelos extratores de erva-mate. O município ainda teve outras denominações como: Vilinha do Herval, Vilinha da Palmeira, Santo Antônio da Palmeira e finalmente Palmeira das Missões.

A formação da cidade teve início na Praça da Vila Velha onde havia umas poucas casas, formando um agrupamento inicial conhecido originalmente por “Vilinha”, neste local a troca de mercadorias era fato consolidado, os ervateiros mantinham este hábito constante com os carreteiros que por ali passavam, o que, evidencia já desde antigamente a grande e antiga tradição de nossa terra, quando o assunto é erva-mate.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895