Pandemia muda tradição do Terno de Reis no Vale do Rio Pardo

Pandemia muda tradição do Terno de Reis no Vale do Rio Pardo

Alguns municípios transmitirão seus festivais pela internet

Otto Tesche

O tradicional Encontro de Terno de Reis de Mato Leitão, neste ano, será transmitido pelo Facebook da prefeitura

publicidade

Entidades tradicionalistas e grupos de amigos alteraram este ano a forma de apresentação do Terno de Reis, na região do Vale do Rio Pardo, em consequência da pandemia do novo coronavírus e os protocolos sanitários de distanciamento social. A visitação dos grupos musicais que recriam a história dos três reis magos do oriente às casas de famílias foi suspensa. Já os festivais em alguns municípios será pela internet, por meio das redes sociais.

Os grupos oficiais, ligados a entidades tradicionalistas de Santa Cruz do Sul, desistiram das apresentações, por recomendação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Conforme o tradicionalista Antônio Pereira dos Santos, desde a década de 1950 há registros de apresentações nesta época, atribuídas à tradição dos reis. “Há meio que um consenso entre as entidades tradicionalistas para que ninguém saia em visitação com grupos de reis neste ano”, disse.

A coordenadora do Terno de Reis do CTG Lanceiros de Santa Cruz, Leila Figueiredo, informou que o patrão da entidade, Luciano de Oliveira, determinou a não realização das apresentações neste ano, seguindo uma diretriz do MTG. Desde o mês de março do ano passado, a entidade suspendeu eventos e promoções culturais com público.

O tradicional Festival de Terno de Reis em Passo do Sobrado será substituído pela exibição de um vídeo com músicas de apresentação, nesta quarta-feira, por meio de uma rede social. O aposentado Rony Nelson Weber, organizador do evento, explicou que a iniciativa de realizar a ação de forma virtual foi a alternativa para manter ativa a tradição dos reis. O terno de Weber tem 17 anos e é uma tradição passo-sobradense. De acordo com ele, as pessoas da comunidade esperam a visita dos músicos, considerada por muitos uma bênção de início de ano.

O tradicional Encontro de Terno de Reis, que fecha a programação de Natal de Mato Leitão, neste ano terá a participação de seis grupos. As últimas apresentações ocorrerão nesta quarta-feira, com transmissão pelo Facebook da prefeitura, a partir das 20 horas. A produção dos vídeos ocorreu em local fechado e com a permissão somente dos artistas e equipe técnica, observadas as normas de higiene e distanciamento social impostas pela pandemia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895